AAA 31 de Agosto de 2011 - 10h41 RS: Aldo Arantes lança livro e integra debate sobre meio ambiente

Arquivado em:
Publicado Quarta, 31 de Agosto de 2011 às 07:48, por: CdB

O diretor-presidente do Instituto de Pesquisa e Defesa do Meio Ambiente, o ex-deputado Aldo Arantes participa nesta quarta-feira (31), às 18 horas, no Memorial do Legislativo, do debate “Três visões da Legalidade”, com a participação de Almino Afonso e Carlos Bastos, mediado pelo presidente da Assembleia, deputado Adão Villaverde. A atividade faz parte das comemorações dos 50 anos da Legalidade, realizadas pela Assembleia Legislativa.
Na quinta-feira (1), às 18h30min, no auditório do Afocefe (Rua dos Andradas, 1234, 21º andar), Arantes realiza o debate Meio Ambiente e Desenvolvimento, durante o qual lança o livro Meio Ambiente e Desenvolvimento: em busca de um compromisso.

Arantes nasceu no dia 20 de dezembro de 1938, em Anápolis, no estado de Goiás. Assim que iniciou sua vida acadêmica, Aldo foi eleito diretor do centro acadêmico Eduardo Lustosa da Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica (PUC/Rio). Em pouco tempo, foi eleito para a presidência do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Projetado nacionalmente como liderança estudantil, foi eleito presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) em 1961.

Legalidade

Foi em agosto de 1961 que sua gestão teve início, na mesma época da renúncia de Jânio Quadros e da tentativa de golpe para impedir a posse do vice-presidente João Goulart. Aldo Arantes seguiu, com toda a diretoria da UNE, para o Rio Grande do Sul e participou ativamente, junto com o então governador Leonel Brizola, da Cadeia da Legalidade. Foi um dos grandes responsáveis pela mobilização do povo brasileiro, em especial dos estudantes, através do rádio na defesa da posse de João Goulart e contra o golpe militar.

De Porto Alegre,
Isabela Soares


Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo