AAA 26 de Agosto de 2011 – 14h09 Revisão do PIB dos EUA para 2º trimestre baixa para 1%

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 26 de agosto de 2011 as 16:17, por: cdb

O Departamento do Comércio dos EUA reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano de 1,3% para 1%, em taxa anual sazonalmente ajustada. A revisão ficou em linha com a previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones.
Os gastos dos consumidores, que são o principal motor da economia norte-americana, foram revisados para cima para mostrar crescimento de 0,4% no segundo trimestre, em vez de 0,1% como calculado inicialmente. No entanto, o aumento das exportações foi reduzido quase pela metade, para 3,1%.

O núcleo da inflação – que exclui itens voláteis como alimentos e energia e é observado de perto pelo Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) – subiu 2,2% no segundo trimestre, em comparação com os três primeiros meses do ano. Essa foi a maior alta desde o quarto trimestre de 2009 e representa uma revisão para cima do cálculo original de avanço de 2,1%.

O índice de preços para gastos com consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) subiu 3,2% no segundo trimestre, em vez de 3,1% como estimado antes.

Fonte: Agência Estado