AAA 25 de Setembro de 2011 – 9h00 Infraero muda cálculo e ‘amplia’ em 41% capacidade de aeroportos

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 25 de setembro de 2011 as 11:14, por: cdb

Sem qualquer alteração no plano de investimentos para a Copa, a Infraero, estatal que administra os aeroportos, alterou a metodologia usada para calcular a capacidade da infraestrutura e aumentou o número de passageiros que podem passar pelos terminais em cerca de 100 milhões por ano.

Pelas contas originais, a capacidade dos 13 aeroportos estratégicos para a Copa (12 cidades-sede mais Campinas) subiria para quase 150 milhões de passageiros por ano com os investimentos de R$ 6,4 bilhões previstos até 2014. Pelo novo método, as mesmas obras agora elevarão a capacidade para 256,8 milhões de passageiros anuais.

Isso dá uma folga de 41% no sistema, considerando uma estimativa de demanda de 152,6 milhões de passageiros para 2014. Com essa margem, os aeroportos poderiam aguentar de cinco a dez anos além da Copa sem grandes investimentos, dizem especialistas. A Iata, associação internacional de empresas aéreas, recomenda folga de capacidade de ao menos 20%.

O especialista em transporte aéreo e professor da Coppe/UFRJ, Elton Fernandes, ironizou a mudança de metodologia. “Com uma canetada, todos os problemas do setor acabaram”, disse. A nova metodologia leva em conta avanços tecnológicos e a mudança no perfil dos usuários.

“Hoje você faz check-in pelo celular e isso reduz a necessidade de tantos balcões”, exemplificou o superintendente de planejamento da estatal, Walter Américo. Segundo ele, os voos na madrugada, agora considerados, também influenciaram os cálculos.

Fonte: Terra