Dá gosto – para não dizer o contrário – ver um Governo cujo presidente é o primeiro a engrossar as passeatas e manifestações contra o próprio Governo. Foi o que aconteceu, há poucos dias, com a Marcha dos Prefeitos. Um punhado de alcaides tupiniquins foi a Brasília, por conta do déficit público, e o que aconteceu?
A rigor, uma boca livre total. Gastaram um dinheirão em passagens, diárias, acompanhantes, hotéis e restaurantes. E mais: fizeram a reunião num dos hotéis mais caros da Capital e, também a rigor, não conseguiram nada, a não ser a doce companhia do presidente efetivo, o pop star Lula da Silva.
O presidente de fato, José Dirceu, acompanhou a manifestação por controle remoto.
CONFIRMADO
Lula recusou a Grã Cruz da Ordem do Superior Tribunal Militar.
Que – data vênia – serve pra quê?
PELA CULATRA
O grupo de servidores que fez protesto, ontem, em frente ao Palácio Guanabara, conseguiu duas proezas: dar um nó no trânsito da cidade e induzir a sociedade motorizada a abominá-los.
DANÇA NA CHUVA
Os camelôs foram os astros de “Singing in the rain”, ontem, no centro do Rio. Graças à chuva intermitente que caiu desde a manhã, venderam todo estoque de guarda-chuvas. A R$ 5 cada.
ESTRELA CADENTE
Começa a volatizar-se o círculo de amizade do senador Antônio Carlos Magalhães.
VIRTUAL
O prefeito Cesar Maia voltou a despachar por e-mails.
ALERTA
No almoço-palestra de Cesar Maia, ontem, no Ibef-RJ, o construtor José Conde Caldas, da Concal, desancou o projeto de dar títulos a favelados. Lembrou que 55% deles pagam aluguéis a terceiros, o que significa que as favelas têm dono. E mais: 25% das habitações do Rio já são irregulares e, se a concessão da titularidade for adiante, haverá uma onda incontrolável de invasões a terrenos nas grandes cidades.
MARCHA FÚNEBRE
Um matadouro de Pequim alivia o estresse dos porcos, colocando música suave no ambiente antes de sacrificá-los. Um diretor do abatedouro garantiu, ao Diário de Pequim, que o efeito calmante de arranjos tocados ao piano melhora a qualidade da carne.
A QUILO
O elegante desembargador Cármine Antonio Savino Filho devorou alentado prato, ontem, no Bar Elias, na Cinelândia, tido como o mais autêntico restaurante de comida árabe da cidade.
PÉROLA
Da socialite Marisa Coser:
– O único lugar onde não uso jóias é na cama. Lá, eu brilho sozinha.
Inconfidências
>> Vem aí nova mordida no bolso do contribuinte. O Governo do Estado começou a distribuir as guias de cobrança da taxa de incêndio.
>> A Imprensa Oficial do Estado voltou a editar, anexado ao Diário Oficial, o suplemento Jurisprudência, importante instrumento de consulta para o meio jurídico.
>> Passa a chamar-se “Senador Nelson Carneiro” o auditório do Palácio 23 de Julho, anexo ao Palácio Tiradentes.
>> A Academia espanhola de Artes e Ciências da Música concedeu, ontem, a Caetano Veloso, o Prêmio Latino de Honra, em reconhecimento ao seu “enorme talento artístico”. Ele receberá a distinção no dia 10 de abril.
>> Fiscais do Ibama apreenderam, em Formoso do Rio Preto (BA), 600 pássaros pretos, uma das aves de canto mais melodioso da fauna brasileira.
>> Artigo 1.643 do novo Código Civil: “Podem os cônjuges, independentemente de autorização um do outro: I – comprar, ainda a crédito, as coisas necessárias à economia doméstica; II – obter, por empréstimo, as quantias que a aquisição dessas coisas possa exigir”.
>> Artigo 1.644: “As dívidas contraídas para os fins do artigo antecedente obrigam solidariamente ambos os cônjuges”.
>> Furtada há três semanas da cantora Cher, segundo o tablóide inglês The Sun, a peruca preferida da artista, avaliada em R$ 40 mil, continua sumida.
>> Hoje é dia dos santos Cirilo de Jerusalém, Cristiano e Narciso e começa o quarto das noites de Lua Cheia.
>> Do pára-choque: “Rico tem veias poéticas. Pobre tem varizes”.