A eterna e errada mania de copiar o que vem de fora

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 20 de outubro de 2012 as 09:00, por: cdb

A televisão do Brasil chegou a um estágio tal, que não se admite mais copiar o que vem de fora, especialmente quando o que vem de fora é algo errado e absurdo de ser entendido. Macaquice, com todo respeito às espécies de símios ou primatas, é o mais apropriado para tal.

Uma das coisas que mais incomoda qualquer pessoa, não contemplada com poderes extranaturais, é o que se vê, de maneira geral, nos canais jornalísticos. Porque lá fora é assim, por aqui também cismaram de passar até 12 informações diferentes ao telespectador no mesmo tempo. É o apresentador lendo uma coisa, o gerador de caracteres passando mais duas, além da data, hora, temperatura, índices econômicos, logo da emissora e por aí afora. Aquele que conseguir assimilar tudo isso, por favor, levante o braço. Aliás, este é um teste a que deveriam ser submetidos os responsáveis por essas emissoras. Seria interessante ver o resultado.

Um erro que se arrasta há muito tempo, mas o que mais surpreende é a insistência em cima dele.

TV Tudo

Preferência nacional

Falar mal do Galvão Bueno virou moda. Vaiar o Galvão Bueno, mesmo sem nenhum motivo como se viu no UFC, a mesma coisa. Críticas, na maior parte das vezes, descabidas. Será que Freud explica?

Mesmo com todos os defeitos apregoados, os índices oferecidos ao seu trabalho continuam muito bons e ele é um dos três narradores mais antigos em atividade. Silvio Luiz e Luciano do Valle são os outros dois. Como é que é isso? Cheira perseguição.

Inversão de valores

Nem é o caso desta santa coluna, mas em todo final de novela se registram casos parecidos. Repórteres dos jornais ou sites são destacados para ouvir autores ou atores, não envolvidos com o trabalho em questão e nem sempre são bem recebidos.

O “não bem recebidos” geralmente parte daqueles que ainda não largaram a fralda. Só acham que largaram. Foram vários os casos lamentáveis de bastidores neste encerramento de “Avenida Brasil”.

Não foi legal

Adriane Galisteu continua chateada com o término do seu programa na Bandeirantes e não esconde isso dos mais próximos. Nem poderia ser diferente.

O problema é que o “Muito Mais”, mesmo envolvendo um custo de produção muito alto, não estava oferecendo retorno à altura.

Convite

Meio cansados de esperar, os P.J. – pessoas jurídicas da Record, preparam para ainda este mês uma comemoração pelo primeiro aniversário das promessas feitas pelo presidente Alexandre Raposo, em pronunciamento, no mês de outubro do ano passado.

Foram anunciadas melhorias nas relações entre as partes, só que nada lamentavelmente aconteceu até agora.

Lançamento

O longa “Paraísos Artificiais”, com Nathalia Dill, Luca Bianchi, Emilio Orciollo Neto e Lívia de Bueno, chegará aos cinemas da França dentro de duas semanas.

Por aqui, a trajetória do filme não foi muito boa. Em vários locais acabou cedendo espaço para produções americanas nem tão interessantes assim.

Enquanto isso…

Nathalia Dill, estrela de “Paraísos Artificiais”, não vai ficar muito tempo ausente da televisão.

Encerrado o trabalho em “Avenida Brasil”, como próximo compromisso, ela irá viver uma das protagonistas de “O Pequeno Buda”, novela das seis, com estreia em 2013, após “O Caribe é aqui”.

As autoras Duca Rachid e Thelma Guedes querem a atriz no elenco.

E aguardam apenas uma reunião com o diretor Ricardo Waddington para bater o martelo.

Pé atrás

Tanto as exibidoras como o respeitável público deveriam entender que os tempos agora são outros.

O cinema brasileiro atual, de maneira bem injusta, ainda paga a conta de algumas bobagens feitas no passado. Não é por aí. Hoje tem muita gente boa e competente se dedicando a ele. Felizmente o sucesso de algumas produções nacionais revela que isso está começando a mudar.

A grande final

No “Pânico”, programa deste domingo, na Band, será apresentada a final do concurso “Musas da Band”.

Nadja Haddad e Paloma Tocci disputam o título. As prévias realizadas até aqui apresentaram rigoroso empate técnico. Impossível apontar o favoritismo de uma ou de outra.

Quer continuar

A Rede TV! está em negociações bem adiantadas com a Endemol para renovar os direitos de produção e exibição do “Saturday Night Live” no Brasil.

Há também o desejo de continuar com todo o elenco. Já começaram as conversas com alguns, inclusive na tentativa de contornar os problemas existentes.

Quiz das novelas

O “Mulheres”, da Gazeta, estreia na próxima semana o quadro “O famoso mais noveleiro”, que vai testar os conhecimentos de jornalistas, apresentadores, cantores, modelos… Silvia Poppovic e Nany People já gravaram as suas participações.

A condução é do jornalista Fernando Oliveira.

Suzana Pires

Não segurou

Suzana Pires, Glória na novela “Gabriela”, esbanjou profissionalismo na cena em que apareceu nua, ao lado de Josué, Anderson Di Rizzi. Foram várias horas de gravações na presença de colegas, técnicos e figurantes.

Só que no fim, após o “ok” do diretor, ela não aguentou. Suzana foi para um canto e lá teve uma forte crise de choro.

Bate – Rebate

· A Globo, meio que discretamente, já colocou no ar as primeiras chamadas do Mundial de Clubes do Japão, em dezembro.

· “Se Liga Brasil”, novo programa das manhãs da Rede TV!, vai mesmo estrear no próximo dia 29.

· Até lá, o diretor Marcelo Bonfá vai continuar gravando pilotos.

·       Camilla Castro também está na trilha sonora de “Balacobaco”, na Record, com as músicas “Vem ser meu” e “Se bater saudade”.

·       Os “Amigos do Gilberto Barros” disputaram uma partida de futebol contra os “Amigos do cantor Vavá”, em uma quadra society, em São Paulo. Vai ao ar hoje no “Sábado Total”, na Rede TV!.

·       Paulinho Vilhena também teve confirmada a sua presença na nova novela do Walcyr Carrasco na Globo.

· A Espn transmitiu o jogo de baseball na quarta-feira, mas era a Fox Sports americana a responsável pela geração de imagens.

· Em nenhum momento, a ESPN censurou o logotipo, as imagens e o áudio de sua principal concorrente. Levou na boa.

· Que o exemplo sirva geral. Não tem porque esconder ou colocar tarja preta em cima.

· Marcos Veras e Mariana Santos serão os convidados do “Marília Gabriela entrevista”, neste domingo 10 da noite, no GNT.

· A propósito do GNT, Luana Piovani vai receber Tainá Muller, segunda-feira, no “Superbonita”. Ela contando que nunca pintou os cabelos.

· Ainda não foi decidido como será a homenagem a Hebe Camargo no Teleton.

·       Depois da Cláudia Leitte, Luan Santana, Belo e Dudu Nobre, João Gordo fará mais um dueto inusitado, neste sábado, no “Legendários”, da Record, com o cantor Thiaguinho.

·       A música é “Não quero dinheiro”, do Tim Maia.

C´est fini

Regina Duarte e a filha Gabriela, mais Thiago Lacerda gravaram em São Paulo participação na vinheta de fim de ano da Globo.

Regina, como se sabe, estreou na noite desta sexta-feira, no Teatro Raul Cortez, com o espetáculo “Raimunda Raimunda”.

Em função deste trabalho, ela só deverá voltar a fazer televisão no segundo semestre de 2013.

O autor Tiago Santiago anunciou o título provisório da novela que escreve para o SBT: “O Superpoder do Amor”, em que crianças e jovens combatem vampiros alienígenas.

Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!

Colaboração:   José Carlos Nery