9 milhões de idosos foram vacinados contra a gripe

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 30 de abril de 2003 as 19:08, por: cdb

Mais de 9 milhões de idosos foram vacinados contra a gripe. Segundo o balanço parcial da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), 61,7% dos idosos brasileiros foram imunizados. Os dados conclusivos da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso deste ano estarão prontos no dia 13 de junho.

A coordenadora do Programa de Imunização da Funasa, Maria de Lourdes Maia, acredita que já foi superada a meta para este ano. A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso terminou nesta quarta-feira.

A coordenadora informou que este ano os idosos perderam o medo de se vacinar. “Houve um maior interesse dos idosos em abraçar a Campanha”, disse.

Pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha e a Secretaria de Saúde de São Paulo mostram que na campanha do ano passado, o maior motivo de rejeição da vacina pelo idosos era o medo de contrair a gripe após a vacinação.

Ainda de acordo com essa pesquisa, 40% relataram uma quadro gripal após a administração da vacina. Essa possibilidade, segundo pesquisadores da Funasa não é possível, pois a vacina é feita por vírus inativo e fracionados.