Acidente em mina deixa mortos e feridos em Mianmar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 22 de novembro de 2015 as 12:38, por: cdb

Por Redação, com DW – de Yangon:

Pelo menos 100 pessoas morreram num deslizamento de terra próximo a uma mina de jade no Estado de Kachin, em Mianmar. Outros cem ainda estão desaparecidos, afirmou neste domingo uma autoridade à agência inglesa de notícias Reuters.

As equipes de resgate ainda retiram corpos das minas e o número de vítimas pode subir. “Nós fazemos as buscas pelos mortos entre as pedras”, afirmou Nilar Myint, responsável pela administração de Hpakant, no estado de Kachin, localizado no norte do país, onde o acidente aconteceu.

O deslizamento de terra ocorreu na madrugada de sábado (por volta de 3 horas da manhã, horário brasileiro) quando uma parede de rejeitos de ao menos 80 metros caiu sobre cerca de 70 cabanas improvisadas onde dormiam trabalhadores da mina.

A região produz jade com a qualidade mais alta do mundo. Mas as minas e os locais de despejo de detritos estão cheios de perigos e os deslizamentos de terra são comuns. O país é o maior produtor mundial da pedra preciosa, mas as condições de extração não respeitam a segurança e o meio ambiente.

Equipes de resgate trabalham para retirar corpos após deslizamento de terra em uma mina de jade no norte do país
Equipes de resgate trabalham para retirar corpos após deslizamento de terra em uma mina de jade no norte do país