28.ª Feira do Livro de Canoas vai ter mais de 300 atividades

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 19 de abril de 2012 as 13:40, por: cdb

Há poucas semanas de sua realização, a 28.ª Feira do Livro de Canoas já tem uma série de definições e novidades encaminhadas, entre as quais, a confirmação de mais de 300 atividades dentro de sua programação. Durante esta semana, a equipe da Unidade de Livro, Leitura e Literatura da SMC, que coordena esse evento, realizou reuniões de apresentação das atividades desse evento às comunidades escolares da rede pública municipal de ensino.

A feira ocorre entre os dias 1º e 16 de junho. A programação vai envolver atividades diariás, de segunda à domingo, das 9h às 20h30min, no Calçadão e na Praça da Bandeira, Centro da cidade. A partir desse próximo dia 2 de maio iniciam recebimento dos agendamentos de escolas para visitas coletivas. Informações e contatos vão ser realizados pelo telefone 3478-449 ou pelo e-mail feiradolivrodecanoas@gmail.com.br.

Homenageados

Com o tema “Compartilhe esse mundo”, a 28ª Feira do Livro de Canoas vai ter como tema literário o escritor Simões Lopes Neto, em comemoração ao centenário da primeira publicação de seu livro Contos Gauchescos. O patrono desta edição é o escritor canoense Jairo Luiz de Souza, indicado pela Casa do Poeta de Canoas e Associação Canoense de Escritores. Serão homenageados o escritor Fabrício Carpinejar e o município Porto Alegre – em referência aos seus 240 anos.

História e Crescimento

A primeira Feira do Livro de Canoas aconteceu em 1982. Sua segunda edição foi em 1986, quando passou a ser realizada anualmente, sempre em junho, mês do aniversário da Cidade. O evento tem apresentado um crescimento expressivo, particularmente nos últimos anos. Em 2008, as vendas chegaram a 13 000 livros, saltando para 20.008 em 2009 e 21.144 em 2010.

Em termos de público, esse crescimento foi ainda maior – em 2008, 6.400; 2009 – 26.286 e 2010 – 55.726. Em 2011, segundo a avaliação da Câmara Rio-grandense do Livro, a Feira do Livro de Canoas foi considerada a segunda maior do Estado, em número de atividades desenvolvidas (Foto). Com 40 bancas  – 28 livreiros selecionados por edital e bancas institucionais – e mais de 300 atividades confirmadas a feira já se consolida na cidade.

Atrações

Como em sua edição anterior, novamente a feira vai ter entre seus destaques especiais a “Linha da Leitura”. Trata-se de um ônibus adesivado com o logotipo da feira, que circulará nos dias que antecedem e durante o evento em diferentes bairros da cidade, levando uma atração cultural e divulgando a Feira.

A 28.ª feira do livro de Canoas é uma realização da Prefeitura Municipal de Canoas por meio da Secretaria Municipal de Cultura e conta com o apoio da Câmara Rio-grandense do livro, Associação Canoense de Escritores (ACE), Casa do Poeta e Associação Cultural de Canoas – ASCCAN.

Nomes já confirmados:
Rosana Rios
Ignácio Loyola Brandão
Cláudia Tajes
Júlio Emílio Braz
Ricardo Azevedo
André Neves
Sérgio Napp
Ninfa Parreiras
Daniel Munduruku
Margarida Botelho (Portugal)
Keki (Argentina)
Liliana Cinetto (Argentina)

Algumas atividades previstas:
Dia 8 – das 8h30min às 17h: Fórum Gaúcho pela Melhoria das Bibliotecas Escolares e Comunitárias
Dia 13 – 15h: Planos Municipais e Estaduais de Livro, Leitura e Literatura
dia 14 – 19h30min: II Encontro Nacional de Língua, Literatura e Intermidialidade: a Literatura para além do Literário e I Encontro Internacional de Literatura e outras Linguagens
Outras:1º Seminário Internacional de Contadores de Histórias, Cine Literário e
Oficina Quadrinhos em Sala de Aula

Informações sobre a 28.ª Feira do Livro de Canoaspodem ser conferidas nesse site, ou no blog do evento – http://feiradolivrocanoas.blogspot.com.br/

 

Fonte:28.ª Feira do Livro de Canoas vai ter mais de 300
Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho