250 milhões de famílias chinesas terão banda larga até 2015

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 8 de abril de 2012 as 03:35, por: cdb

Até o final de 2015, último ano do 12º Plano Quinquenal, 250 milhões de famílias chinesas terão acesso à banda larga. Foi o que declarou o ministro da Indústria e Informação, Miao Wei, em uma reunião sobre a popularização e o aumento da velocidade da internet rápida. Segundo Miao, a meta deste ano é permitir que mais de 50% das famílias desfrutem de uma conexão de 4MB. Além disso, 35 milhões de famílias serão beneficiadas com a tecnologia FTTH (fibra para a casa).
A estratégia de desenvolvimento da banda larga tem sido, nos últimos anos, trabalho de destaque em muitos países, aproveitando a construção da infraestrutura de nova geração. A popularização da rede rápida está se tornando um fator importante para a elevação da competitividade nacional.

A China começou só em 2002 a instalação da banda larga e agora mantém uma grande distância em comparação com países desenvolvidos quanto à tecnologia a respeito. A capacidade de download da internet na China é metade do nível médio mundial, se classificando no 71º lugar no mundo. Por isso, Miao Wei ressaltou a importância de acelerar a popularização da banda larga no país.

“O país precisa dar atenção e apoiar o projeto do ponto de vista estratégico. A aceleração da construção da rede de banda larga vai oferecer uma nova plataforma para o desenvolvimento socioeconômico nacional, além de elevar a competitividade da China a longo prazo.”

Até o final do ano passado, 156 milhões de famílias chinesas tinham acesso à banda larga. Oitenta e três por cento delas eram ligadas a uma conexão de 2MB e a tecnologia de FTTH cobria 45 milhões de famílias. Desde 2005, o custo da ligação à banda larga vem caindo a um ritmo anual de 30%.

O ministro chinês da Indústria e Informação ressaltou que a meta é disponibilizar, até o final de 2015, a linha de internet rápida para 250 milhões de famílias.
Ainda de acordo com Miao Wei, a prioridade deste ano é aumentar o número de usuários da banda larga e reduzir os preços do uso por unidade da largura de banda.

Preços caindo

“A tecnologia de FTTH deve beneficiar mais 35 milhões de famílias e mais de 50% das famílias com acesso à internet devem desfrutar de uma conexão de 4MB. Será ampliada também a cobertura da rede sem fio nos espaços públicos. Os preços do uso por unidade da largura de banda vão cair neste ano.”

Para concretizar o objetivo, serão aplicados oitos projetos, incluindo a implementação da tecnologia de FTTH e a disponibilização de internet para as famílias rurais.
“Conforme o 12º Plano Quinquenal para o setor de telecomunicações, até o final de 2015, famílias urbanas desfrutarão de uma conexão de 20MB, e as rurais, de 4MB.”

Fonte: China Radio International

 

..