2012, um ano de recordes para o turismo, artigo de Flávio Dino

Arquivado em:
Publicado Segunda, 10 de Dezembro de 2012 às 16:40, por: CdB

 Artigo semanal publicado aos domingos no Jornal Pequeno
 No último domingo, a Embratur deu início a uma importante atividade relacionada com a megaexposição de imagem que o Brasil terá por conta dos megaeventos. Trouxemos 22 jornalistas de sete países para que conhecessem as seis cidades-sede da Copa das Confederações, evento que ocorre no ano que vem e que funciona como um teste organizativo para a Copa do Mundo.

A Embratur está levando esses 22 jornalistas em visitas guiadas às obras dos estádios e a pontos turísticos. O resultado desses mais de 10 dias de visitas serão dezenas de reportagens sobre o Brasil divulgadas em todos os continentes do planeta. Pessoas de vários pontos do mundo poderão ler textos e ver imagens que explicam como são nossas cidades, nosso povo, nossos costumes e nossas belezas.

E este é apenas o início da megaexposição que o país terá nos próximos anos, atualizando a imagem que o restante do mundo tem do Brasil, permitindo que mostremos nossos principais atributos: a hospitalidade de nosso povo, a beleza de nossas paisagens, a originalidade da nossa cultura e a pujança de nossa economia.

Com esta press trip que estamos realizando, penso que a Embratur fecha com chave de ouro um ano muito produtivo. Realizamos, em 2012, as seis primeiras edições do Goal to Brasil, uma série de eventos voltados diretamente para os operadores do turismo e jornalistas dos nossos principais mercados emissores. Assim, a Embratur reuniu mais de mil profissionais na Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, França e Portugal.

Também este ano, demos início ao projeto Turismo Sem Limites, que trouxe, pela primeira vez, jornalistas e formadores de opinião com deficiência, para que conhecessem os destinos turísticos brasileiros adaptados a esse público. O resultado é, ao mesmo tempo, a promoção desses destinos no exterior e um estímulo a que outros locais sigam o exemplo, garantindo acessibilidade a pessoas com deficiência, principalmente às vésperas dos Jogos Paraolímpicos de 2016.

Além disso, a Embratur realizou, no exterior, um evento a cada dia útil de 2012. São feiras, rodadas de negócio, apresentação de destinos a operadores e também coletivas de imprensa. Tudo feito sempre em parceria com as secretarias estaduais e municipais de Turismo.

Também no Brasil atuamos, no limite das nossas competências legais, em projetos importantes como a Conferência das Nações Unidas RIO+20 e o início da implantação do Centro Digital do Cristo Redentor, principal ícone do nosso país.

O resultado dessas ações é que chegamos a dezembro com projeções seguras de que bateremos recorde em todos os três indicativos que usamos para medir o sucesso da promoção internacional do Brasil no exterior: o número de entrada de estrangeiros; o volume de entrada de divisas por meio do turismo, e a quantidade de eventos internacionais realizados.

A quebra desses recordes tem um gosto especial, principalmente porque ocorrem em um ano em que uma grave crise financeira atingiu fortemente três dos principais emissores de turistas para o Brasil: Espanha, Itália e Portugal. Mesmo assim, conseguimos ampliar a entrada de turistas latino americanos, o que ajudou a manter o crescimento do turismo internacional em torno de 5%, o que colocará o Brasil seguramente acima da média mundial.

Nem de longe, no entanto, esses dados inéditos significam motivo para acomodação. Amanhã mesmo, passarei todo o dia reunido com minha equipe, em Brasília, para fazermos o ajuste fino das ações já planejadas para 2013, que tem tudo para ser um ano histórico para a promoção do Brasil. Receberemos a Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude, as próximas etapas na série de megaeventos que o Brasil está sediando. Com a possibilidade de projeção de imagem no exterior que eles nos oferecem e com trabalho intenso, seguiremos dando passos firmes em direção a um novo patamar para o turismo internacional no Brasil.

Fonte: Jornal Pequeno

 

..

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo