200 sem-terra acampam em frente à fazenda de Ratinho no PR

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 6 de novembro de 2003 as 20:03, por: cdb

Um grupo de 200 sem-terra está acampado em frente à porteira da Fazenda Monte Azul, que pertence ao apresentador de televisão Carlos Massa, o Ratinho. A área está localizada no município de Icaraíma, a 612 quilômetros de Curitiba, na região Noroeste do Paraná, divisa com o Mato Grosso do Sul.

Os sem-terra começaram a chegar no local durante a madrugada desta quinta-feira. Eles se denominam “ribeirinhos” e se dizem dissidentes do Movimento Sem Terra (MST). O apresentador se mostrou tranqüilo com a situação.

– Acho que eles não vão invadir. A fazenda é legalizada e 100% produtiva – diz.

A Monte Azul tem 1.650 hectares de área. De acordo com Ratinho, 80% é utilizada para plantação, a maioria de milho. Além disso, 3.500 cabeças de gado são criadas no local. Segundo Ratinho, o grupo quer “chamar a atenção” pelo fato da fazenda o pertencer.

Ele está em São Paulo e disse que não irá ao Paraná para tratar da questão. O apresentador informou que os seus advogados de Curitiba já foram acionados para cuidar do caso.

Os sem-terra afirmaram que há quatro homens fazendo a segurança da fazenda e que, de vez em quando, exibem armas a eles. O grupo já havia invadido a fazenda em 1998 e foram obrigados a sair do local. Na época, a área não era de Ratinho, que a comprou há dois anos.