160 mil soldados vão patrulhar as ruas da Colômbia na Semana Santa

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 17 de abril de 2003 as 08:32, por: cdb

O governo da Colômbia mobilizou 160 mil soldados para patrulhar as ruas do país durante o feriado da Semana Santa, que começou na noite de quarta-feira.

Segundo o comandante das Forças Armadas, general Jorge Enrique Mora, as tropas do Exército e da polícia irão às ruas para garantir que os colombianos se sintam protegidos e não tenham medo de sair de casa durante o feriado.

De acordo com o correspondente da BBC em Bogotá, John McDermott, a medida é inédita na Colômbia e deverá ser interpretada como um desafio pelos guerrilheiros marxistas que controlam cerca de 40% do território do país.

Espera-se que cerca de 10 milhões de colombianos viajem pelo país para visitar parentes e participar de comemorações de Páscoa.

Farc

Na quarta-feira, a Cruz Vermelha acusou as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o principal grupo rebelde no país, de ter seqüestrado e incendiado dois caminhões que haviam sido alugados pela organização para levar ajuda humanitária às vítimas do conflito civil.

O presidente Álvaro Uribe vem tentando convencer a população de que o governo virou o jogo depois de 39 anos de conflito armado na Colômbia, e que as Forças Armadas podem, agora, proteger a população.

No entanto, com freqüentes atentados a bomba acontecendo nas cidades e com a maior parte da área rural do país nas mãos dos rebeldes, é difícil saber se a alegação das Forças Armadas é verdadeira ou, se – como em várias outras ocasiões – não passa de bravata.

No início desta semana, o presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, disse que as forças de segurança do país estavam preparando uma grande ofensiva contra as Farc.

Na cerimônia de inauguração de uma nova brigada antiguerrilhas, Uribe descreveu os rebeldes como um grupo de “bandidos cínicos e mentirosos” a quem o seu governo iria derrotar totalmente.

A nova brigada móvel é formada por 1,3 mil homens que atuarão na selva amazônica do leste e do sul da Colômbia.