1.900 alunos do Peti e dos BemSocial Naicas recebem kits escolares

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012 as 15:41, por: cdb

O prefeito Odelmo Leão participou, na tarde desta segunda-feira (27), da entrega de 1.900 kits escolares para crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e dos nove BemSocial Núcleos de Apoio Integral à Criança e ao Adolescente (Naicas). Desde o início da atual Administração Municipal, foram entregues 8.400 kits como estes, que contribuem para que crianças e adolescentes tenham melhores condições de estudo.

Os materiais e uniformes foram entregues pela Prefeitura de Uberlândia, por intermédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, com o objetivo de auxiliar e organizar as atividades realizadas durante todo o ano.

O kit Peti contém mochila, cadernos, caderno de desenho, folhas sulfite, régua, caixa de lápis de cor, jogo de canetas hidrocor, porta lápis, canetas, lápis preto, borracha, apontador, cola em bastão, tesoura sem ponta, camisetas e bermuda. Já o kit Naica contém mochila, caderno, caderno de desenho, jogo de canetas hidrocor, lápis preto, canetas, borracha, apontador e camiseta.

Laura Maria Silva, de 11 anos, foi uma das contempladas com o kit escolar. Ela é aluna do Naica desde o início do ano e recebeu o kit pela primeira vez. “Eu adoro ganhar materiais novos. Estou muito feliz em receber o kit que vai me ajudar muito”, contou a menina.

A mãe de Lucas Samuel dos Santos, de 15 anos, também ficou contente com o kit. O filho recebe o benefício do Peti desde que tinha 7 anos. “Ter materiais e uniforme novos é um incentivo a mais para que ele se dedique aos estudos. O trabalho da Prefeitura tem sido excelente em se preocupar conosco, pais, que precisamos trabalhar e nem sempre sabemos o que nossos filhos estão fazendo. Com o Naica e o Peti, temos a certeza de que eles estão em boas mãos”, disse a dona de casa Solange Martins dos Santos.

Prefeito Odelmo Leão anuncia Projeto Bombeiro Mirim

Junto à entrega de kits escolares, o prefeito Odelmo Leão anunciou uma novidade que também beneficiará crianças e jovens atendidos pelos Naicas. Em uma parceria inédita da Prefeitura de Uberlândia e Corpo de Bombeiros, será lançado, em abril, o projeto Bombeiro Mirim, que contemplará diversas atividades lúdicas para o público infantojuvenil.

“É mais um importante projeto ligado à cidadania em que essas crianças e jovens receberão diversas orientações e também um incentivo para ingressarem na vida militar por meio do Corpo de Bombeiros. Vamos fazer as seleções nos Naicas para atender, nesse semestre, mais de 300 crianças e jovens, podendo, no segundo semestre, ampliar o atendimento e beneficiar outras 500 crianças”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

O projeto Bombeiro Mirim terá início nos Naicas Morumbi, Jardim Célia, Marta Helena e Segismundo Pereira. Além das 300 vagas para o projeto, serão abertas ainda 28 vagas para a Banda Bombeiro Mirim.

“Nós assumimos um compromisso com a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal de Uberlândia para ajudar essas crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos melhores. Os participantes terão aulas por quatro meses, duas vezes por semana, com atividades teóricas e práticas, ensinamentos de primeiros socorros, civismo e cidadania, natação e noções de todas as atividades que um bombeiro de verdade faz”, explicou Major Itamar, do Corpo de Bombeiros.

Para Iracema Barbosa Marques, secretária municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, a escolha dos Naicas pelo Corpo de Bombeiros para iniciar o projeto em Uberlândia é motivo de orgulho. “Esta é uma conquista da atual Administração Municipal, que foi em busca do projeto e conseguiu firmar essa parceria. Levaremos aos Naicas essa novidade, que vai proporcionar mudanças positivas na vida de muitas crianças de Uberlândia“.

BemSocial Naica

Os BemSocial Naicas, criados e mantidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Trabalho, desenvolvem ações com crianças e adolescentes de 6 a 15 anos e 11 meses em nove bairros de Uberlândia. O objetivo é evitar que eles fiquem nas ruas, oferecendo-lhes oficinas no período extraescolar, como capoeira, fanfarra, coral, teatro, informática e artesanato. Estas atividades estimulam o processo socioeducativo, evitando situação de risco pessoal e social, e possibilitam que pais ou responsáveis trabalhem tranquilamente, sabendo que seus filhos estão em um local seguro e favorável ao seu desenvolvimento.

Peti

O trabalho do Peti complementa as atividades desenvolvidas pelos BemSocial Naicas, trabalhando para que crianças e adolescentes sejam retirados do trabalho infantil. O objetivo é reforçar a permanência e o bom desempenho na escola, assegurando seus direitos fundamentais, estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). As famílias atendidas pelo Peti recebem uma bolsa mensal do Governo Federal para os filhos com idade entre 6 e 15 anos e 11 meses. Para isso, as crianças e adolescentes devem estar frequentando a escola e a jornada ampliada nos Naicas e nos Centros de Formação não governamentais.

Ouça o discurso do prefeito Odelmo Leão. Clique aqui e faça o download do arquivo em mp3