1º Mulher Cidadã reúne mais de mil mulheres para comemorar Dia Internacional da mulher

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 9 de março de 2012 as 06:37, por: cdb

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher o Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), o Fundo Social de Solidariedade e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) realizaram hoje, dia 8 de março, das 9H às 16h, no Centro Comunitário do Jardim Cecap, o evento “Mulher Cidadã + Fala Mulher”.

O evento que está em sua primeira edição reuniu mais de mil mulheres que participaram de diversas atividades proporcionadas por parcerias, entre elas oficinas de defesa pessoal (GCM), curso de artesanato, emissão de Carteira Profissional, orientações com profissionais da Delegacia da Mulher e Assistentes Sociais (CRAS), Cadastro do Bolsa Família e inscrições para os cursos do Pronatec, encaminhamento para vagas de emprego (PAT) e plantão de dúvidas com advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Além dos serviços citados uma parceria com a Secretaria de Saúde realizou exames de Papanicolau, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Além da prática de ginástica e hidroginástica, promovida pela Secretaria de Esportes que contou com a participação de 20 mulheres em busca de uma vida mais saudável como é o caso da Dona de Casa, Benedita de Fátima, 46 anos, que pratica a atividade física há quatro anos. “Venho na hidroginástica duas vezes por semana após a orientação do médico, pois sentia fortes dores na coluna. Aqui além de ganhar uma vida mais saudável e sem dores, conquistei amigos e sinto falta quando não posso vir”, afirma.

Outra parceria importante proporcionou um dia de beleza às mulheres que passaram pelo evento Mulher Cidadã. O Senac esteve presente com profissionais que realizaram penteados, sobrancelha, além de manicure e pedicuro.

A Presidente do Fundo Social de Solidariedade, Luciana Sousa Gonçalves, agradeceu a todos os parceiros e colaboradores que ajudaram na realização desse evento e afirmou que o objetivo era comemorar esse dia fortalecendo a mulher. “O 1º Mulher Cidadã foi um sucesso atingindo todas as expectativas que tínhamos quando começamos a idealizar esse evento, as mulheres saíram daqui fortalecidas através das orientações, informações e serviços prestados, como os encaminhamentos para o cadastro do Bolsa Família, informações sobre o Programa de Planejamento Familiar, orientações da OAB e elevação da auto-estima através das oficinas de beleza”.

Durante o evento quatro advogadas do Núcleo feminino da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) junto da Base Móvel da Delegacia da Defesa da Mulher (DDM) realizaram mais de 50 atendimentos a mulheres que procuravam orientações, de acordo com a Presidente do Núcleo, Samara Dias Guzzi.

Fala Mulher
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realizou concomitantemente ao evento Mulher Cidadã, o 4º Fala Mulher, que tem como objetivo avaliar as políticas públicas dos direitos da mulher, propondo assim melhorias no atendimento dessas políticas, explica a Presidente do CMDM, Ana Bonini. “Esse evento foi totalmente voltado à mulher e suas necessidades, dando orientações e criando um canal de comunicação com elas, a fim de propor melhorias no desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres”.

O Presidente do Ceprosom, Dionísio Gava Jr., que esteve presente no evento parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher e ressalta que esse dia visa a valorização da mulher e de seu papel na sociedade, além de abrir um espaço para discutir seus direitos, finaliza.

Agradecemos as seguintes parcerias: Secretarias Municipais de Turismo e Eventos, Saúde, Segurança e Esporte, Senac, O Boticário, Delegacia de Defesa da Mulher, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e Supermercado Enxuto .