“Rio Limpo Começa em Casa” premia escola que arrecadou 2 mil litros de óleo comestível usado

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 17 de abril de 2012 as 15:06, por: cdb

A EMEIEF “Professora Egle Maria Ciarrochi”, no Jardim Ouro Verde, amanheceu em festa nesta terça-feira, 17 de abril, por ter sido a primeira a ser premiada com um vídeo game pelo Programa de Coleta de Óleo Comestível Usado “Rio Limpo Começa em Casa”, lançado no dia 22 de março de 2011 pela Prefeitura de Limeira, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades e da Educação, a Escola Senai “Luiz Varga” e a Concessionária Foz do Brasil.

O “Rio Limpo Começa em Casa” trata-se de um programa de coleta de óleo de cozinha usado, que causa grandes danos ao meio ambiente. Após serem coletadas, estas sobras de óleo comestível são entregues em um ponto de coleta distribuído na cidade (confira abaixo os pontos de coleta).

O objetivo da premiação é estimular a arrecadação de óleo. As escolas que coletam dois mil litros de óleo são presenteadas com um vídeo game e as escolas que alcançam seis mil litros ganham um computador.

Prestigiaram o evento Ana Maria Lucato Vasques, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente; Cassiana Carradas de Salvi, diretora de turismo; Adriana Cristina Müller Del Mondo, coordenadora de Educação Ambiental das Secretarias da Educação e de Meio Ambiente; Luciana de Carvalho Martins, técnica ambiental da Secretaria de Meio Ambiente; Anderson Aparecido Luders, diretor da EMEIEF “Professora Egle Maria Ciarrochi”; além de Francisco de Assis Magri, professor da Escola Senai; Sandra Alves, representando a Foz do Brasil; Noel Rodriguez, representante da Empresa Pronto Óleo; e o vereador Eliseu Daniel.

Andressa, mãe da aula Ágata, abrilhantou o início do evento e encantou as crianças ao tocar seu violino.

Segundo o diretor da EMEIEF “Professora Egle Maria Ciarrochi, a escola arrecadou dois mil litros de óleo e, no dia 20 de março de 2012, o videogame, doado pela Empresa Pronto Óleo, que realiza a logística do Programa, foi sorteado entre todos os alunos da escola que contribuíram com o programa levando à escola o óleo de cozinha usado. “Estes dois mil litros de óleo correspondem à quantidade arrecada no ano passado. Agradeço a todas as crianças que colaboraram, trazendo o óleo usado e espero que neste ano a nossa escola também seja vencedora”.

“Sem vocês, a gente não tinha atingido a campanha”, acrescentou o diretor.

Ganhador
O ganhador do vídeo game foi o aluno Vinícius Barbosa, de 9 anos, aluno do 5º ano do ensino fundamental, que arrecadou sozinho 200 litros de óleo.

Segundo a mãe do pequeno Vinícius, Ana Freire, em cada local que ele ia, pedia óleo usado. “Em casa, nas casas das tias e em todo lugar, o Vinícius pedia para não jogar o óleo usado fora, mas sim, para guardar para ele levar à escola. O Vinícius gosta de participar e vai continuar arrecadando óleo”, conta Ana, que orienta os pais a incentivarem a colaborarem com a coleta de óleo comestível usado.

Com um largo sorriso no rosto, Vinícius disse ter ficado muito feliz em ter ganhado o vídeo game. “Vou brincar muito com o vídeo game, porém, só depois que fizer a lição de casa”, brinca o aluno.

Cassiana agradeceu pela colaboração das crianças e comparou a quantidade coletada pela escola a uma piscina de dois mil litros. “O mais importante é que este óleo não vai prejudicar o meio ambiente”, ressalta.

Já Adriana lembrou as crianças que, agora, elas são exemplo para todas as outras crianças das escolas municipais. “Vocês têm um compromisso ambiental”.

Francisco de Assis Magri, professor da Escola Senai, espera que neste ano a quantia de dois mil litros recolhidos seja superada e salienta que este é um trabalho para as futuras gerações.

Coleta
Em 2010 foram coletados 13.583 litros de óleo, já em 2011 este número subiu para 26.518 litros.

Qualquer pessoa pode participar do Programa e colaborar com a preservação do meio ambiente. Para isso, é necessário esperar que o óleo esfrie e, após, armazená-lo em garrafas de plástico ou PET e depositá-la em um dos 34 pontos de coleta distribuídos no município, destes, 22 em escolas municipais.

É importante frisar que apenas são coletados para este Programa óleos e gordura utilizados na cozinha. Óleos de veículos e equipamentos não serão aceitos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Meio Ambiente, 3451-3883.

Pontos de coleta:
Escola Senai “Luiz Varga
Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Bioatividades
Foz do Brasil
Foz do Brasil – ETA
Piscina Municipal Alberto Savói
Comunidade Sagrado Coração de Jesus
Sesi 5
Sesi 340
Sesi 408
EEI Pequeno Urso
EE Antônio Perches Lordello
EE Castelo Branco
EMEIEF Tenente Aviador Ary Gomes de Castro
CEIEF Deovaldo Teixeira de Carvalho
EMEIEF Major José Levy Sobrinho
CEIEF Padre Maurício Sebastião Ferreira
EMEIEF Deputado Laércio Corte
CEIEF Professora Jamile Caram de Souza Dias
EMEIEF Maria Apparecida de Luca Moore I
EMEIEF Maria Apparecida de Luca Moore II
EMEIEF Aracy Nogueira Guimarães
EMEIEF Professora Benedicta de Toledo
EMEIEF Maria Madalena Vasconcellos da Silva
EMEIEF Professora Cassiana Maria Soares Lenci
EMEIEF Professora Egle Maria Ciarrochi
EMEIEF Vereador Mauro Sérgio Vieira
EMEIEF Miguel Queija Gomes
EMEIEF Professor Noedir Tadeu Santini
EMEIEF Dr. José Carvalho Ferreira
EMEIEF Parque Residencial Antônio Simonetti
EMEIEF Professor José Justino Castilho
EMEIEF Prada
EMEIEF Professor Nestor Martins Lino