“Palimpsesto” – Mostra interativa revela transformações urbanas

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 18 de abril de 2012 as 10:10, por: cdb

JUIZ DE FORA – 18/4/2012 – 12:57

“Palimpsesto” – Mostra interativa revela transformações urbanas

“Palimpsesto” é o nome da mostra interativa que será aberta nesta quinta-feira, 19, às 20h, na Galeria Arlindo Daibert, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM – Avenida Getúlio Vargas 200 – Centro). Produzido por Rafael Fernandes de Carvalho, em parceria com Rafaella Lima e Bruno Abadias, e tendo contribuição de um grupo de amigos, o projeto é financiado pela Lei Murilo Mendes de Incentivo à Cultura, gerenciada pela Prefeitura de Juiz de Fora / Funalfa. Trata-se de uma instalação que apresenta fotografias de ruas, praças e prédios de Juiz de Fora, captadas em diferentes épocas.

Ao todo, foram selecionadas cerca de 70 imagens, que serão substituídas por meio um programa de computador, especialmente criado para a mostra, utilizando uma plataforma de código aberto. A partir da movimentação dos espectadores, as fotos serão trocadas, permitindo a captação da transformação do espaço urbano ao longo do tempo. Será possível, por exemplo, visualizar casarões antigos, símbolos da modernidade de uma época, que deram lugar a uma nova arquitetura. Ou, ainda, ganharam nova função, como a transformação em estacionamento rotativo. A mostra destacará a refuncionalização dos locais em favor de uma nova lógica espacial e, até mesmo, mercadológica. No projeto, foram utilizadas imagens de arquivos públicos e de colecionadores de fotografias antigas, além de imagens atuais, produzidas pela equipe.

O nome da exposição é uma referência aos palimpsestos, pergaminhos que, depois de lavados e raspados, tinham o texto original apagado. Em seguida, eram reutilizados, recebendo novas mensagens sucessivamente. No entanto, diante da impossibilidade de apagar totalmente os caracteres originais, o material permitia a leitura de diferentes escritas. “A instalação pensa a cidade como um palimpsesto, uma matriz sobre a qual as novas ações substituem ações passadas,” explica Rafael, que é graduado em Artes pela UFJF (2010) e técnico em informática pelo antigo Colégio Técnico Universitário (CTU).

Escolas das redes pública e particular podem agendar visitas guiadas, com contação de histórias para crianças e adolescentes. Os horários disponíveis são:

– Dia 24: 9h30 – 11h | 13h – 16h
– Dia 25: 9h – 11h | 13h – 16h
– Dia 27: 9h – 11h | 13h – 16h
– Dia 02 de maio: 9h – 11h | 13h – 16h

“Palimpsesto” fica em cartaz até o dia 6 de maio, com visitação gratuita de terça a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, pelo telefone 3690-7044.
FUNALFA