“Palco da Reciclagem” propõem conhecimento sobre coleta seletiva para crianças

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 16:09, por: cdb

 

“O que acontece com as embalagens e demais materiais recicláveis após o uso de seu conteúdo?” – esta é a questão central que dá mote ao espetáculo teatral “Palco da Reciclagem – A Arte de Reciclar Contando Histórias”, que entre os dias 28 de março e 13 de abril no Shopping Jaraguá. Na terça-feira (27/03) haverá o lançamento do projeto para convidados, às 17 horas.
 De forma lúdica, o projeto inovador “Palco da Reciclagem – A arte de reciclar contando histórias” é um evento itinerante que promove a exibição gratuita de uma peça de teatro infantil, levando cultura, lazer e educação ambiental por meio de apresentações musicais que tratam da coleta seletiva, da reciclagem e da preservação ambiental. Assim, propõe a interatividade para integrar crianças, adultos e toda a sociedade com tudo o que acontece dentro de uma cooperativa de catadores de material reciclado.
 “Palco da Reciclagem – A Arte de Reciclar Contando Histórias” tem o patrocínio da Tetra Pak, o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e a realização da STR Produção e Marketing Cultural. Em Araraquara, o projeto recebe o apoio da Nestlé, da Prefeitura de Araraquara – por meio do DAAE e secretarias municipais do Meio Ambiente, da Educação, e de Comunicação – e do Shopping Jaraguá.

  Programação – Com aproximadamente 50 minutos, o projeto implica: apresentação teatral, exibição dos filmes, participação das crianças e do público, demonstração de como se fazer papel reciclado, e premiação com brindes e HQs.
 De 28 de março e 13 de abril serão realizadas quatro sessões diárias, sendo que, durante a semana, os alunos de 1º a 5º ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal têm prioridade no agendamento. Aos sábados e domingos a entrada é livre.
 Durante a semana, de segunda a sexta, as exibições acontecem 10h, 13h30, 14h45 e 16 horas. Aos sábados e domingos, as sessões são às: 13h30, 15h, 16h30 e 18 horas.
 Vale destacar que a capacidade é limitada, de acordo com o número de cadeiras disponíveis. Ainda: no dia 15 de abril, haverá uma apresentação especial do projeto no Grêmio Recreativo da Nestlé, na Vila Xavier.

  História – A história gira em torno de uma família que ao tomar seu café da manhã conversa sobre o que acontece com as embalagens e demais materiais recicláveis após o uso de seu conteúdo. Surge então a oportunidade de uma visita a uma cooperativa de catadores de material reciclado. A família visita essa cooperativa e lá conhece todo o seu funcionamento, assim como todo o público presente.
 Seguindo a trajetória de sucesso dos projetos culturais itinerantes voltados às questões ambientais, “Palco da Reciclagem” apresenta um teatro musical totalmente interativo, em que as crianças que assistem ao show têm a oportunidade de subir ao palco e “por a mão na massa”.
 Assim, as crianças têm conhecimento sobre como funciona uma cooperativa de catadores de material reciclável e elas próprias ajudam os atores na separação destes materiais, que estão na esteira cenográfica colocada em cena.
 Os pais também participam, assistindo a audiovisuais previamente produzidos para o projeto. A ideia é que eles conheçam também como funciona a coleta seletiva em sua cidade.

 Mais informações: www.palcodareciclagem.com.br ou pelos fones (11) 5531- 3395 e 5532-0319.

  SERVIÇO:“Palco da Reciclagem – A Arte de Reciclar Contando Histórias”Local: Shopping Jaraguá (Av. Alberto Benassi, 2270 – Jardim dos Manacás) Temporada: de 28/03 a 15/04
– De segunda a sexta: 10h, 13h30, 14h45 e 16 horas- Aos sábados e domingos: 13h30, 15h, 16h30 e 18 horas Estreia: dia 27 de março
Horário: 17 horas (para convidados, autoridades e imprensa) Sessão especial: dia 15 de abril
Local: Grêmio Recreativo da Nestlé (Rua Bahia, 100 – Vila Xavier)