“Homeopatia: Medicina arte” – Secretaria de Saúde divulga benefícios e esclarece dúvidas da população

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 4 de abril de 2012 as 15:20, por: cdb

JUIZ DE FORA – 4/4/2012 – 18:16

“Homeopatia: Medicina arte” – Secretaria de Saúde divulga benefícios e esclarece dúvidas da população

Na próxima quarta-feira, 11, a Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Práticas Integrativas e Complementares (DPIC), promove a tenda “Homeopatia: Medicina arte”. O objetivo do evento é divulgar os benefícios e a eficácia dos tratamentos realizados através de métodos complementares. Entre 10h e 16h, membros do DPIC estarão na galeria do PAM Marechal – na Rua Marechal Deodoro 496, Centro -, prestando esclarecimentos e orientações à população. A atividade lembra, ainda, a comemoração do nascimento do criador da homeopatia, Samuel Hahnemann. A programação completa pode ser conferida em anexo.

Por meio de folderes, cartilhas e aconselhamentos em grupo, os participantes do evento serão orientados sobre a metodologia utilizada na homeopatia e os serviços disponibilizados na cidade. A população também poderá conhecer alguns dos medicamentos utilizados nos tratamentos homeopáticos. Além destas ações, durante o dia, haverá aferição de pressão arterial e verificação do nível de glicemia.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), entre os métodos classificados como complementares estão a homeopatia, a acupuntura e a fitoterapia, por exemplo. Estes métodos podem auxiliar no tratamento de diversas situações clínicas. No caso específico da homeopatia, as mais comuns são as doenças crônicas não-transmissíveis, as respiratórias e as alérgicas.

A homeopatia foi desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann, em fins do século XVIII, e baseia-se no princípio dos semelhantes. Assim, ele define que toda substância capaz de provocar determinado sintoma numa pessoa sadia pode curá-lo numa pessoa doente.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7389 / 7123.

Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE