Em declarações à Rádio Alfa, Cristina Semblano acusou o Governo de mostrar “profunda falta de respeito” pelos trabalhadores consulares, que estão em greve desde o dia 29 de Agosto, e pela comunidade portuguesa na Suíça. Aceda ao audioArtigo |21 Setembro, 2011 – 18:46
Cristina Semblano, representante do Bloco de Esquerda em França, considera que o Governo português está a ter “profunda falta de respeito” quer pelos trabalhadores consulares, quer pela comunidade portuguesa na Suíça. Nas suas declarações à Rádio Alfa (aceda ao audio no final do artigo) Cristina Semblano divulga as perguntas do grupo parlamentar do Bloco ao Governo feitas em requerimento entregue na AR, salienta o agravamento das dificuldades dos trabalhadores consulares na Suíça e sublinha o aumento de emigrantes portugueses na Suíça (“mais 35 mil em 2 anos”).
Actualmente, 56 trabalhadores consulares portugueses na Suíça estão em greve desde o dia 29 de Agosto. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores Consulares e das Missões Diplomáticas (STCDE), a greve está a ser cumprida pelos trabalhadores da embaixada de Portugal em Berna, da missão junto da ONU em Genebra, dos consulados naquela cidade e em Zurique, bem como nos escritórios consulares em Sion e Lugano.
Os trabalhadores consulares estão a ser muito penalizados pela valorização do franco suíço em relação ao euro. Segundo o representante dos emigrantes suíços no conselho das comunidades, Manuel Beja, “neste momento, um trabalhador consular médio recebe menos que uma mulher de limpeza na Suíça e outros funcionários não têm possibilidades de pagar os compromissos como a renda da casa ou o seguro de doença”.
Artigos relacionados: Suíça: Professores de Português juntam-se a funcionários consulares A comunidade portuguesa na Suíça diz basta!!!
You are missing some Flash content that should appear here! Perhaps your browser cannot display it, or maybe it did not initialize correctly.
Alfa19140911-be-csemblano-suica.mp3