YouTube cria primeira geração de cineastas da web

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 27 de fevereiro de 2007 as 17:50, por: cdb

O site de vídeos mais popular do momento em todo o mundo, YouTube, está criando a  primeira geração de cineastas e roteiristas que estão ficando famosos graças ao site. Desde o fenômeno lonelygirl15 (garotasolitária15), não param de surgir curtas e séries feitas especialmente para o YouTube. E algumas têm uma audiência comparável às similares da TV.

Lonelygirl15 surgiu de forma aparentemente despretensiosa. Uma garota que se identificava apenas como lonelygirl15 exibia no YouTube confissões filmadas em seu quarto. Quando a audiência atingiu níveis extraordinários, uma reportagem do The New York Times mostrou que a garota solitária era, na verdade, a atriz neozelandesa Jessica Rose. Tudo foi meticulosamente planejado. Ela atuava com roteiro e tudo. Hoje, lonelygirl15 se converteu em um canal dentro do YouTube, com mais de 8,5 milhões de visitas.

Outro fenômeno, só que mais recente, segue a tendência de aproveitar filmes criados para festivais de curtas-metragens e colocá-los no YouTube. Criado para um festival do gênero, Chad Vader mostra o vilão Darth Vader, de “Guerra nas estrelas”, convertido em gerente de um mercadinho, dando broncas nos funcionários e resolvendo pendengas com seu rival – o gerente do turno da noite – usando um sabre de luz.

Com acabamento profissional, a série caiu nas graças da rede. Somente o primeiro episódio já foi visto 3,2 milhões de vezes. E a BBC News chamou os criadores de Chad Vader, Aaron Yonda e Matt Sloan, de “os primeiros superastros da TV na web“.