Xiitas vencem as eleições no Iraque

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado domingo, 13 de fevereiro de 2005 as 13:46, por: cdb

A Aliança Iraque Unido, que reúne grupos xiitas sob apoio do clérigo aiatolá Ali al-Sistani, venceu as eleições iraquianas com 47,6% dos votos, anunciou neste domingo a comissão eleitoral. O grupo conquistou cerca de 4,07 milhões de eleitores, índice inferior à expectativa anunciada de 60%.

De acordo com a comissão, 8,55 milhões de iraquianos participaram do pleito, o que corresponde a 58% dos eleitores que se registraram para participar da eleição de 30 de janeiro.

Já a coalizão formada pelos dois partidos curdos ficou com 25,4% dos votos, o equivalente a 2,17 milhões de votos, enquanto o bloco liderado pelo primeiro-ministro interino, Iyad Allawi, obteve um percentual de 13,6% do pleito, ou 1.168 milhões de cédulas.

O percentual conquistado pela aliança xiita dará à coalizão 130 das 275 cadeiras da Assembléia Nacional de transição. A aliança curda conseguiu eleger 69 membros, enquanto a aliança apoiada por Allawi registrou 37 vagas.

O porta-voz da comissão eleitoral, Fareed Ayar, afirmou que o anúncio dos nomes dos 275 membros da Assembléia Nacional de transição e dos 18 conselheiros provinciais foi atrasado por causa da recontagem de votos em algumas seções eleitorais, mas segundo ele serão necessários outros três dias para a confirmação e checagem oficial dos resultados por província.