<i>Wikipedia</i> é tão precisa quanto a <i>Enciclopédia Britânica</i>

Arquivado em:
Publicado Domingo, 18 de Dezembro de 2005 às 10:32, por: CdB

A Wikipedia, uma enciclopédia online grátis, é tão precisa quanto a Enciclopédia Britânica, segundo uma pesquisa. A revista científica Nature examinou uma série de verbetes científicos nas duas fontes e encontrou poucas diferenças na precisão das definições. Mas a enciclopédia online foi criticada devido às falhas de correção de seus verbetes, sendo que o exemplo mais recente foi a biografia do famoso jornalista americano John Seigenthaler.

Código aberto

Wikipedia foi fundada em 2001 e, desde então, cresceu para mais de 1,8 milhões de artigos em 200 idiomas. Cerca de 800 mil verbetes são em inglês. A enciclopédia online é baseada em wikis, um software de código aberto, que deixa qualquer pessoa trabalhar em uma página na internet, qualquer um lendo um verbete pode discordar, editar, adicionar dados, apagar ou substituir o verbete.

A Wikipedia conta com 13 mil contribuidores voluntários, muitos deles são especialistas em um certo assunto, para editar artigos que já estavam à disposição. Para testar sua confiabilidade, a Nature realizou uma comparação nos verbetes científicos da Wikipedia e da Enciclopédia Britânica. Os responsáveis pela análise deviam checar a presença de erros, mas não foram informados de onde vinha a informação.

"Apenas oito erros sérios, como interpretações equivocadas de conceitos importantes, foram detectadas nos pares de artigos analisados, quatro de cada enciclopédia. Mas os responsáveis pela análise também encontraram muitos erros relativos aos fatos, omissões ou declarações equivocadas: 162 na Wikipedia e 123 na Britânica.", informou a Nature.

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, aprovou o estudo.

- Esperamos que concentre a atenção das pessoas no nível geral de nosso trabalho, que é muito bom - disse.

Estilo

A revista Nature afirmou que os responsáveis pela análise descobriram que os verbetes da Wikipedia eram, muitas vezes, mal estruturados ou confusos. A Enciclopédia Britânica não comentou diretamente as descobertas da pesquisa.

- Não é o caso dos erros que acabam escapando ocasionamente ou que alguns artigos não foram bem escritos. Há muitos artigos nestas condições. Eles precisam de um bom editor - disse Tom Panelas, diretor de comunicações corporativas à Nature.

A Wikipedia foi criticada no começo de dezembro pelo famoso jornalista americano John Seigenthaler.

O diretor editorial e um dos fundadores do jornal USA Today criticou um dos verbetes da Wikipedia, que o descrevia como um dos suspeitos dos assassinatos do presidente John Kennedy e seu irmão, Robert Kennedy. Wikipedia respondeu às críticas tornando seus processos mais rígidos. Em janeiro de 2006, a enciclopédia online planeja iniciar testes em um novo mecanismo para analisar a precisão de seus verbetes.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo