W. Bush diz que tira tropas se o novo governo do Iraque pedir

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 28 de janeiro de 2005 as 05:22, por: cdb

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, disse em entrevista ao jornal <i>The New York Times</i> que retiraria tropas do Iraque se isso fosse pedido pelo governo iraquiano que será eleito nas eleições deste domingo.

Bush disse, no entanto, que espera que o novo governo queira a permanência das tropas americanas.

O presidente americano disse a correspondentes do NYT que conversou com “pessoas que presumivelmente vão estar em posições de responsabilidade depois destas eleições, mas nunca se sabe”.

– Mas parece que a maior parte da liderança entende que haverá necessidade de tropas da coalizão pelo menos até que os iraquianos sejam capazes de lutar. – afirmou o presidente, na entrevista feita na Sala Oval da Casa Branca.

Quando os jornalistas lhe perguntaram se ele retiraria as tropas sob pedido de um novo governo iraquiano, ele respondeu que “sim, absolutamente”.

De acordo com o cronograma eleitoral iraquiano, o novo governo deverá ser formado nos próximos meses e assumir em março ou abril deste ano.

Segundo o jornal americano, o Iraque foi o principal assunto da entrevista de 40 minutos, na qual, Bush também falou do seu discurso do Estado da União, previsto para a semana que vem.