Voluntários dão aulas a analfabetos em Fortaleza

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 6 de junho de 2003 as 02:41, por: cdb

Programa voluntário leva alfabetização a 2.417 jovens e adultos das comunidades do Trilho, Conjunto Palmeiras e Bom Jardim, em Fortaleza. A iniciativa é da primeira-dama do Estado, Beatriz Alcântara, em parceria com a iniciativa privada.

O programa está sendo executado desde o dia 5 de maio deste ano. De acordo com a assessora do governo estadual, Geiza Albuquerque, as aulas são ministradas durante os três turnos e acontecem em espaços alternativos, como centros comunitários e salões paroquiais.

O programa é uma das ações do projeto de combate ao analfabetismo coordenado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com o Ministério da Educação. A meta é erradicar completamente o analfabetismo no Ceará nos próximos oito anos.

– O programa Ação Voluntária começou com a capacitação de 212 pessoas que se inscreveram demonstrando interesse na alfabetização de jovens e adultos. Essas pessoas receberam um treinamento inicial de 40 horas/aula, sob a responsabilidade do Centro de Desenvolvimento Humano, que trabalha com o método Paulo Freire, e com a supervisão da Secretaria da Educação Básica – conta Geiza.