Voluntários da Paz vão dar reforço no Carnaval do Rio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 as 09:57, por: cdb

A segurança dos foliões vai receber um reforço durante os quatro dias de carnaval. Os 930 jovens do programa Voluntários da Paz vão auxiliar a Polícia Militar nos municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Campos.

No Rio, os Voluntários da Paz estarão na Lapa, Praça Mauá, Paço Imperial e Catedral Metropolitana, além da orla da Zona Sul, do Leme ao Leblon, das 10h às 18h. Em Niterói, serão 80 voluntários, atuando no mesmo horário do Rio, e, em Campos, 130, atuando das 9h às 19h. Cada grupo de cinco voluntários conta sempre com o comando de um policial militar (cabo ou sargento).

O programa, criado em 2003 pela governadora Rosinha Garotinho, é coordenado pelo Departamento de Voluntários da Paz (Depaz), da Secretaria de Segurança Pública. O Voluntários da Paz é destinado ao aproveitamento de jovens entre 18 e 23 anos, excedentes do serviço militar e oriundos de áreas carentes.

Os jovens passam por intenso treinamento ministrado por oficiais da Polícia Militar. O objetivo é coibir pequenos delitos, como roubo de celulares, ataques a pedestres e repressão ao uso de entorpecentes, liberando a PM para o combate em áreas de risco. Cada voluntário recebe R$ 541,80 por mês por um contrato de um ano, renovável por mais 12 meses.

Os integrantes do Voluntários da Paz registraram um desempenho satisfatório entre janeiro e novembro de 2004. No período, foram realizados 229.707 atendimentos ao público carioca e 24.476 a turistas. Embora não usem armas de fogo, eles conseguiram realizar 118 prisões, 94 detenções de menores infratores, recuperar 51 aparelhos celulares e apreender 11 armas de vários calibres.