Vodca falsificada mata centenas de moradores da Rússia

Arquivado em:
Publicado Quarta, 01 de Novembro de 2006 às 14:36, por: CdB

A venda de vodca falsificada e contaminada com substâncias tóxicas transformou a bebida nacional da Rússia em um veneno que já matou centenas de moradores do país. As vítimas morreram de hepatite e de falência do fígado nas últimas semanas após ingerir vodca contaminada. O fato deixou os legisladores do país alarmados e levou o procurador-geral russo a determinar, nesta quarta-feira, uma ação de combate aos fabricantes ilegais da bebida alcoólica.

Cidades do interior da Rússia, do mar Báltico à Sibéria, declararam estado de emergência e milhares de outras vítimas -que são principalmente pessoas pobres- estão recebendo atendimento médico em meio a uma falta de leitos hospitalares. A polícia deu início a investigações criminais para encontrar a origem da vodca tóxica.

- O país enfrenta atualmente uma situação de emergência provocada pelo envenenamento decorrente do consumo de bebidas alcoólicas ilegais -, afirmou o gabinete do procurador-geral em um comunicado.

- Houve um aumento bastante grande no número de bebidas alcoólicas proibidas e falsificadas -, disse.

A vodca envenenada que está matando várias pessoas é algo diferente, e mais mortífero. Muitas pessoas culpam uma nova regulamentação imposta pelo governo em julho pelo surto atual de envenenamentos. A nova lei foi elaborada com o intuito de proteger os consumidores dos produtos ilegais e obriga os fabricantes a requererem um novo registro e a adotarem medidas de higiene, fatos que encarecem o produto final.

Os esforços para coibir o consumo de álcool contaram, no passado, com a reprovação da opinião pública.

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo