Viva Rio desfila na Portela com ala sobre desarmamento

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 7 de fevereiro de 2005 as 15:27, por: cdb

A Organização Não-Governamental (ONG) Viva Rio organizou uma ala com o tema do desarmamento para o desfile da escola de samba Portela, que ocorrerá na madrugada desta segunda-feira, no Sambódromo do Rio. O samba-enredo da escola é sobre a Declaração do Milênio, cujas metas foram assumidas em Roma, em 2002, pelos países que fazem parte das Nações Unidas.

Cerca de 150 integrantes, entre membros da ONG Viva Rio e integrantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), participarão da ala “Lugar de Arma é no Lixo”.

De acordo com Mônica Cavalcanti, uma das coordenadoras da Campanha do Desarmamento do Viva Rio:

– Essa oportunidade dada pela Portela vai aumentar ainda mais a visibilidade da campanha do desarmamento, não só para o Brasil, como para o mundo, já que participaremos da maior festa popular do mundo, que é o carnaval – disse.

Ela também informou que todas as fantasias da ala foram confeccionadas por costureiras de uma cooperativa localizada no Complexo da Maré, que reúne favelas da zona norte da cidade.
A escolha do samba-enredo da Portela para 2005 foi uma sugestão da Organização das Nações Unidas (ONU), e ressalta a importância das oito metas do Milênio que, segundo a ONU, devem ser alcançados até 2015.

As metas propostas são erradicar a extrema pobreza e a fome, atingir o ensino básico universal, promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres, reduzir a mortalidade infantil, melhorar a saúde materna, combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças, garantir a sustentabilidade ambiental e estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.