Vitória está “cada vez mais próxima”, garante Bush

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 31 de março de 2003 as 18:11, por: cdb

O presidente dos EUA, George Bush, afirmou nesta segunda-feira, que a cada dia as forças anglo-americanas no Iraque se aproximam mais de Bagdá.

O presidente, em um discurso proferido na sede da Guarda Costeira na Filadélfia, afirmou ainda que a vitória no Iraque está “cada vez mais próxima”.

Bush disse também que os soldados aliados não interromperão sua marcha até que o Iraque seja libertado.

O discurso serviu para tentar aumentar o otimismo sobre o andamento da guerra, uma vez que a esperança de uma vitória rápida foi colocada de lado.

O presidente lembrou várias vezes que as operações em terra só começaram há onze dias, explicando que nesse período as forças anglo-americanas “tomaram o controle da maior parte do oeste e do sul do Iraque (…), tomaram pontes importantes, abriram uma frente no norte e começaram a entregar ajuda humanitária”.

Entre as conquistas da campanha, Bush também destacou que foi evitada a destruição dos poços de petróleo no sudeste do Iraque, onde fica a maior reserva do combustível no país.

Bush voltou a acusar o regime iraquiano de violar as leis de guerra e recorrer às táticas terroristas para aumentar a resistência militar às tropas de Washington e Londres.