Vitória da Conquista sedia Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sexta-feira, 23 de março de 2012 as 14:09, por: cdb

“Mobilizando, implementando e monitorando a política e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes na Bahia”. Este é o tema da Conferência Territorial dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista que teve início na manhã desta sexta-feira, 23, no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia/IFBA. Representantes de 13 municípios da região e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente/ Ceca estão participando do evento que tem o objetivo de mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos, além de constituir-se como etapa preparatória para a VIII Conferência Estadual que acontecerá no mês de maio, em Salvador.

O Coral Lícia Maria Tavares da Mota, composto por crianças e adolescentes atendidos pelos Amigos da Pastoral do Menor, do bairro Petrópolis, abriu a programação da Conferência Territorial apresentando um repertório diversificado, com canções como Aquarela, do compositor Toquinho, e Mulher Brasileira, de Benito Di Paula.

A mesa de abertura do encontro contou com a presença da secretária de Desenvolvimento Social de Vitória da Conquista, Nádia Márcia Campos, que representou o prefeito, Guilherme Menezes. Ela falou sobre as políticas públicas municipais voltadas para o público infantojuvenil, destacando a importância do trabalho intersetorial e de ações, como a garantia de acesso e permanência nas escolas, e a implantação do Centro de Referência Especializada da Assistência Social/Creas Pop Criança e Adolescente – o primeiro do Brasil voltado especificamente para esse público – e de programas sociais, como o Projovem Adolescente, Conquista Criança, a Casa de Acolhimento, e da Rede de Atenção e Defesa à Criança e ao Adolescente. “No próximo dia, 2, o Governo do Estado entregará as chaves do Colégio Dirlene Mendonça para a Prefeitura. O espaço vai abrigar o Centro Integrado da Criança e do Adolescente, que vai agregar todos os serviços voltados para esse público”, contou a secretária, acrescentando: “Nós continuamos trabalhando, sonhando, desejando, lutando e queremos que o resultado dessa conferência nos traga mais subsídios, para que a gente possa buscar outros investimentos e outros serviços a serem instalados”, disse Nádia Márcia.

Também participaram da abertura, o representante do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, João Pereira; o conselheiro estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Carlos Ribeiro Filho;o integrante da Comissão Organizadora e do Conselho da Criança e do Adolescente de Vitória da Conquista, Lenira Figueiredo; o subcomandante do 9º Batalhão da Polícia Militar, o capitão Selmo; o delegado da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, Luiz Henrique Machado de Paula; e o representante das crianças e adolescentes, Sandy Tavares.