Vital do Rêgo considera positiva visita de Obama ao Brasil 

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 21 de março de 2011 as 17:40, por: cdb

Em discurso nesta segunda-feira (21), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) avaliou como “extremamente positiva” a recente visita ao Brasil do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu encontro com a presidente Dilma Rousseff. Para o senador, os discursos de Dilma e Obama demonstraram a disposição de ambos em melhorar e ampliar as relações entre os países.

No entanto, segundo o senador, apesar de Dilma ter cobrado “com firmeza” apoio dos EUA para o Brasil conquistar um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), as palavras de Obama foram tímidas nesse sentido. Vital do Rêgo disse que esperava uma posição mais firme e enfática do presidente norte-americano de apoio à pretensão brasileira de ocupar uma vaga no Conselho de Segurança.

– Para os analistas, o apoio poderia ter sido mais enfático, e para mim também, mas houve um avanço em relação às posições anteriores dos Estados Unidos, que agora já aceitam a criação de mecanismos para garantir maior equilíbrio entre o conjunto das nações – observou.

O senador disse que a presidente Dilma, em seu discurso, “bateu forte” pedindo o fim das barreiras protecionistas dos EUA em relação às exportações brasileiras de, por exemplo, etanol, aço, suco de laranja, carne bovina e algodão. Além disso, ela defendeu a ampliação das parcerias tecnológicas e culturais entre os países, acrescentou Vital do Rêgo.

– O conceito econômico do governo brasileiro foi muito bem expresso pela nossa presidente quando pediu de forma enfática a quebra dessas barreiras protecionistas – opinou.

O senador informou que um dos dez acordos assinados entre Dilma e Obama se refere a intercâmbio entre instituições de ensino de ambos os países que poderá beneficiar mais de 100 mil estudantes e professores. Vital do Rêgo também elogiou os dois governantes por terem destacado como prioridade a preservação do planeta e a valorização das fontes limpas e renováveis de energia. 

Síndrome de Down 

Vital do Rêgo registrou ainda a comemoração, nesta segunda, do Dia Internacional da Síndrome de Down. Ele elogiou o deputado federal Romário (PSB-RJ) por ter organizado um ato na Câmara dos Deputados em homenagem à data.

– O deputado federal Romário, que tem uma linda filha, a Ivy, fez da sua campanha um gesto de amor, extrapolando o sentimento interno da sua família para levar ao Brasil a necessidade de se entender e de se conhecer mais essas síndromes e todas suas variantes – afirmou.

Da Redação / Agência Senado