Vistorias em veículos de transporte escolar terminam na próxima semana

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 08:38, por: cdb

Os veículos de transporte escolar serão vistoriados até o dia 9 de março. A vistoria dos táxis será feita em nova data

O prazo para a realização das vistorias em veículos que realizam o transporte escolar em Governador Valadares já está chegando ao fim e os motoristas que deixaram para a última hora devem ficar atentos. Dia 9 de março é o último dia para a realização das vistorias e não haverá prorrogação da data. As inspeções em veículos com ano de fabricação até 2009 estão sendo realizadas na CASEMG (Avenida Santos Dumont, 53, Lourdes), das 14 às 16 horas. Já as vistorias em veículos fabricados de 2010 em diante serão realizadas no pátio da Secretaria de Obras e Sistema Viário – SEMOV (Avenida JK, 1.934, Vila Bretas), das 13 às 17 horas. As inspeções serão realizadas por ordem de chegada.

Para a realização do procedimento será exigido dos permissionários (que possuem a concessão dos veículos) e dos motoristas auxiliares do transporte escolar o atestado médico de sanidade física e mental, cópia da carteira de habilitação e Documento Único de Transferência (DUT) dos veículos. O acompanhante (que auxilia o motorista durante o transporte) deverá apresentar atestado médico de sanidade física e mental. Toda documentação deverá ser entregue na SEMOV.

Outra exigência para o transporte escolar é a apresentação do certificado de verificação do cronotacógrafo, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), conforme solicitação do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) por meio do Ofício Circular nº 57/2011/GAB/DENATRAN, de 17 de agosto de 2011. Segundo o INMETRO, o cronotacógrafo é um instrumento que inibe os excessos e ajuda a reduzir os acidentes, uma vez que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do veículo. As informações registradas permitem o monitoramento do veículo e são aceitas legalmente como prova em caso de acidentes ou denúncias de má condução.

Durante as inspeções, todos os equipamentos de segurança veicular e documentos dos condutores e auxiliares dos veículos serão vistoriados. Os veículos que forem aprovados na vistoria serão, posteriormente, adesivados pelo Departamento de Transportes e Trânsito da SEMOV e liberados para a prestação dos serviços. Após o prazo final para as vistorias, a Prefeitura dará início às fiscalizações dos veículos. 

Novas datas para vistorias em táxis

O período de vistorias em táxis foi alterado e serão realizadas do dia 19 a 31 de março. A alteração da data se deve à necessidade de aferição dos taxímetros pelo Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), o que possibilita a mudança de tarifa nos taxímetros. A aferição está prevista para a primeira quinzena de março, o que garante ao permissionário o certificado de aferição do taxímetro pelo INMETRO, que deverá ser apresentado para a realização da vistoria.

Além do certificado, será exigido do permissionário e do motorista auxiliar dos táxis o atestado médico de sanidade física e mental, e o documento do veículo. Os horários e locais de inspeção dos veículos do transporte escolar também valem para os táxis.

As vistorias são realizadas anualmente no município com o objetivo zelar pela segurança dos usuários do transporte escolar e táxis.