Vistoria anual de táxis tem início na próxima segunda-feira

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 28 de março de 2012 as 06:48, por: cdb

JUIZ DE FORA – 28/3/2012 – 09:47

Vistoria anual de táxis tem início na próxima segunda-feira

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) dará início na próxima segunda-feira, 2 de abril, à vistoria anual dos 540 táxis em circulação na cidade. O procedimento, realizado por funcionários do Setor de Fiscalização de Transporte, é exigido pelo Decreto 3.180/84, e tem o objetivo de assegurar que o serviço de táxi de Juiz de Fora seja oferecido ao usuário de forma segura e adequada.

Os permissionários dos veículos com placa de final 1 devem comparecer ao posto de vistoria da Settra, no Terminal Rodoviário Miguel Mansur, entre os dias 2 e 4 de abril. Entre 9 e 13 será a vez dos veículos com placa de final 2; de 16 a 20 os carros com placa que terminam em 3; e os de placa com final 4 passarão por vistoria entre 23 e 27. Em maio será a vez dos táxis com placas de final 5, que passarão pelo procedimento de 7 a 11; 6, de 14 a 18; e 7, entre 21 e 28. Já em junho, os carros com placa de final 8 devem passar pela vistoria entre 1° e 6; de 11 a 15 será reservado aos táxis com placa terminando em 9; e os carros com placa de final 0 serão vistoriados entre 18 e 22. O atendimento acontece sempre das 8h30 às 12h.

De acordo com o supervisor de Fiscalização de Transporte e Trânsito da Settra, Eduardo Coletta, durante a vistoria são verificados itens de segurança, conforto e higiene do veículo. As equipes fiscalizam a parte mecânica e elétrica do automóvel, conservação dos pneus, a presença de extintores e outros equipamentos obrigatórios, conservação do estofado, layout do táxi, entre outros. Aprovado nesta etapa, que exige a presença do permissionário, o veículo recebe um selo comprovante, o qual deve ser fixado na parte inferior do lado direito do para-brisas.

Caso haja alguma pendência, o permissionário deverá resolvê-la e retornar ao posto de vistoria na semana seguinte ao seu procedimento. O motorista que circular sem o selo obrigatório fica sujeito à apreensão do veículo e ao pagamento de multa de R$42,64.

Melhorias na frota

Entre 2010 e 2012, a Prefeitura entregou à cidade 107 novas permissões de táxi, e outros cinco veículos adaptados entrarão em circulação nos próximos dias. Este número foi definido a partir de estudos técnicos contratados pela Settra e realizado pela UFJF/Fadepe em 2009 e em 2011. Com isso, a frota chegará a 545 veículos, o que representa um crescimento de mais de 25% em dois anos. Destes novos veículos, liberados através de licitação, dez são adaptados para atendimento às pessoas com deficiência, uma iniciativa inédita no município, que é o segundo em Minas a oferecer o serviço.

Além do maior número de veículos, hoje, a frota de táxis do município conta com carros mais novos. A média de idade dos táxis atualmente é de 2,75 anos, enquanto em dezembro de 2008 esta média era de 4,97 anos.

A Prefeitura investiu, também, na qualificação dos taxistas. Em 2010, foi sistematizado e oferecido, gratuitamente, o curso de capacitação de taxistas – obrigatório a cada três anos. Promovido pelo Sest/Senat, o curso ofereceu, entre vários assuntos, noções de legislação, direção defensiva e atendimento ao público.

Agora, a Prefeitura, também em parceria com o Sest Senat, está oferecendo o programa “Taxista – O amigo da Cidade”, iniciativa que inclui capacitações de turismo, línguas e gestão de negócios, além de um prêmio para valorizar os profissionais que prestarem um bom atendimento ao público.

As inscrições para o programa estão abertas. Veja mais em: http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/imprimir_noticia.php?idnoticia=33617

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7245 / 7599.
SECRETARIA DE TRANSPORTE