Vírus ‘Vote’ se dissemina nos EUA e chega ao Brasil

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 27 de setembro de 2001 as 17:13, por: cdb

Empresas que combatem vírus de computadores alertaram sobre a circulação, pela Internet, de um novo vírus do Windows disfarçado de uma pesquisa de opinião sobre a luta dos Estados Unidos contra o terrorismo, que começou a circular nesta quarta-feira nos EUA e já se tem notícia de sua chegada ao Brasil.

O “Vote Vírus” dissemina-se pelo correio eletrônico dos usuários do programa Outlook, da Microsoft, disse Simon Perry, vice-presidente de soluções de segurança da empresa Computer Associates International, Inc.

O vírus aparece com o título: “Paz entre os Estados Unidos e o Islã!” e o texto da mensagem diz: “Olá. É a guerra contra os Estados Unidos ou contra o Islã!? Votemos para viver em paz!”, segundo Perry.

Quando o arquivo anexado “WTC.exe” é aberto, o vírus envia cópias por e-mail aos endereços registrados no computador da vítima. O vírus também desfigura as páginas de Internet administradas por um computador infectado, nas quais aparece então a mensagem: “América, poucos dias te mostrarão o que podemos fazer. É a nossa oportunidade, Zaker lamenta muito por você”.

Depois que a máquina é desligada e religada, o vírus apaga os arquivos no diretório “Windows”, obrigando o usuário a reinstalar o sistema operacional. As principais empresas antivírus já oferecem na Internet atualizações de seus programas que podem detectar e eliminar o vírus.