Vinte clubes já garantiram vaga nas Libertadores

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 11 de dezembro de 2001 as 01:56, por: cdb

O futebol brasileiro já tem seus quatro representantes na Taça Libertadores da América de 2002. Flamengo, vencedor da Copa dos Campeões, Grêmio, ganhador da Copa do Brasil, e Atlético-PR e São Caetano, finalistas do Brasileiro de 2001.

A equipe gaúcha vai tentar isolar-se na liderança como o clube brasileiro que mais conquistou títulos na competição. O Grêmio foi campeão sul-americano pela primeira vez em 1983, após vencer o Peñarol, do Uruguai. A segunda conquista foi em 1995, após derrotar o Nacional de Medellín, da Colômbia. Porém, o tricolor gaúcho só conquistou o Mundial Interclubes, em Tóquio, na década de 80, quando venceu o Hamburgo, da Alemanha. Em 95, o Grêmio foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Ájax, da Holanda, na disputa de pênaltis. Na ocasião, Luiz Felipe Scolari era o treinador do clube gaúcho.

O Flamengo, campeão em 1981, tentará o bicampeonato sul-americano, depois de nove anos de sua última participação. A equipe carioca foi eliminada nas quartas-de-final pelo São Paulo, após perder por 2 a 0, no Morumbi, e empatar em 1 a 1, no Maracanã.

São Caetano e Atlético-PR irão disputar a competição pela segunda vez. Os dois times foram eliminados nas oitavas-de-final na primeira participação. O clube paranaense disputou a Libertadores de 2000 após se classificar na seletiva dos times eliminados no Campeonato Brasileiro. O Furacão da Baixada foi eliminado pelo Atlético-MG, na Arena da Baixada, na disputa por pênaltis. Já o Azulão, que disputou a competição deste ano por ter sido vice-campeão da Copa João Havelange, foi eliminado pelo Palmeiras, no Parque Antarctica, na disputa por pênaltis.

Mas o Brasil não é o único país que já tem seus representantes garantidos na Libertadores. A Argentina será representada pelo Boca Juniors, atual campeão, River Plate, San Lorenzo, Talleres e Vélez Sarsfield. Bolívar, Real Potosí e Oriente Petrolero irão representar a Bolívia, Once Caldas e Tuluá, a Colômbia, Alianza Lima, o Peru, Nacional e Peñarol, o Uruguai, América e Morelia irão representar o México e o Wanderers defenderá a bandeira chilena.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) já tem 20 clubes classificados dos 32 que irão participar das Libertadores de 2002. E no dia 14/12, na sede da entidade, em Assunção, será realizado o sorteio das chaves.