Vila Velha participa de Missão do Consed no Reino Unido

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 1 de março de 2012 as 11:45, por: cdb

Visando a qualidade nas ações da Educação de Vila Velha, tendo em vista os avanços e o momento de desenvolvimento que o municípiovive atualmente, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai conhecer de perto o trabalho desenvolvido nas escolas públicas do Reino Unido, na Europa. Vila Velha é o único município convidado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) a participar da Missão da Delegação do Conselho, e será representado pela secretária de Educação, Wanessa Zavarese Sechim. Juntamente a outros membros do Consed, que representam diversos estados brasileiros, a secretária cumpre programação da Missão a partir do dia 17 de março.

“É uma satisfação participar da delegação brasileira, uma vez que os objetivos da Missão do Consed vão possibilitar conhecer e trocar experiências que vão contribuir para o desenvolvimento da Educação de Vila Velha”, pontuou Wanessa.

No primeiro dia, a delegação assistirá a uma palestra na qual será introduzida aos eixos temáticos da programação da Missão: Liderança, Padrões e Educação, para o apoio do desenvolvimento econômico que se relaciona com todos os níveis educacionais – básico, superior e técnico.

Na oportunidade, o grupo vai poder compartilhar informações com especialistas britânicos dessas três áreas da Educação do Reino Unido, por meio da apresentação de um panorama geral do sistema educacional do país. Além disso, a delegação poderá compartilhar experiências dos seus próprios sistemas, relatando um pouco mais sobre a Educação no Brasil.

Os palestrantes convidados representam organizações internacionais encarregadas de garantir a qualidade do ensino e órgãos responsáveis em assegurar que o currículo educacional responda às demandas do mercado de trabalho.

No segundo dia, serão feitas visitas à Escola Secundária, Escola Técnica e Universidade. No período da tarde, o grupo segue para visita ao Parlamento para um encontro com os membros do British-Brazil All-Party Parliamentary Group, para participar de uma mesa redonda.

A programação do terceiro dia compreende uma visita ao National College of School Leadership (NCSL), em Nottingham, no Reino Unido. Ainda faz parte do roteiro do grupo em Nottingham, a visitação às escolas Secundária, Técnica e Universidade e, em seguida, o retorno a Londres.

No último dia do encontro, o grupo fará uma nova visita às escolas e participa, à tarde, da sessão de encerramento no British Council, onde as palestras serão realizadas.

A secretária ressalta a importância desta experiência para agregar valor ao trabalho de desenvolvimento que já é realizado pelo município. “A Inglaterra possui um dos melhores sistemas educacionais do mundo, com foco na avaliação, supervisão, monitoramento e responsabilidade de todos pelos resultados da aprendizagem dos alunos. Portanto, participando da Missão, estamos fortalecendo estes mecanismos em Vila Velha para melhorar, ainda mais, a qualidade da Educação do nosso município”, completou.

 

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Semed

Geiza Ardiçon

27 3389-7265 / 9854-8566