Vigilância Sanitária elabora plano diretor para próxima década

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 15 de maio de 2006 as 09:48, por: cdb

O Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde reunirá cerca de 150 técnicos do setor para discutir a elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária. O evento começa nesta segunda-feira, mas também será realizado nas próximas sextas-feiras, dias 19 e 26, das 9h às 17h, no Hotel Glória, na Rua do Russel 632, Glória, Zona Sul do Rio de Janeiro.

–  A oficina de trabalho para a elaboração do Plano Diretor será uma peça fundamental para o planejamento da estruturação das ações de vigilância para os próximos dez anos –  afirmou a diretora do Centro de Vigilância Sanitária, Maria de Lourdes Moura, que coordena o evento. O Plano Diretor deve ser seguido pelos órgãos competentes em todo o estado, sejam os laboratórios ou as vigilâncias municipais e estaduais.

Foram convidados para o encontro representantes de vigilâncias sanitárias municipais, Instituto de Medicina Social da Uerj, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Laboratório Noel Nutels, Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde, Conselho de Secretários Municipais, Instituto de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, Laboratório Central de Saúde Pública Miguelote Vianna, Conselho Estadual de Saúde, e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária de Portos e Aeroportos.

Dentre os temas, serão debatidos a regulação na saúde, a integralidade da atenção à saúde e o financiamento das ações de saúde.

Depois do evento, o resultado será um documento, que ficará pronto no segundo semestre deste ano, com as diretrizes para a elaboração do Plano Diretor de Vigilância Sanitária.