Vietnã suspeita de mais um caso de gripe aviária

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado segunda-feira, 17 de janeiro de 2005 as 08:03, por: cdb

Um homem morreu no Vietnã durante o final de semana com suspeita de gripe aviária e três pessoas estão hospitalizadas, aumentando os temores de que o vírus tenha se espalhado por todo o país.

Na vizinha Tailândia, funcionários de saúde foram postos em alerta e receberam ordens de realizar medidas rígidas de controle. Mas o Vietnã é o local que aparece agora como epicentro do vírus H5N1.

Um homem de 48 anos, que acabou morrendo, seu irmão mais novo e um outro homem de 62 anos foram internados no sábado com pneumonia aguda, a qual os médicos de Hanói suspeitam poder ser causada pela gripe aviária, afirmou a edição de segunda-feira do diário Quan Doi Nhan Dan.

Se a causa da morte for confirmada, está será a primeira vítima no norte do país do vírus que já matou 37 pessoas na Ásia.

Um quarto paciente, um garoto de 14 anos, foi levado no domingo para um hospital em Ho Chi Mihn com febre alta e tosse.

Acredita-se que as vítimas humanas pegaram o vírus a partir de contato com aves contaminadas, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que o vírus poderá sofrer mutação e se disseminar sem controle entre humanos, matando milhões de pessoas.