Vice-presidente diz que Chávez passa bem após nova cirurgia

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 28 de fevereiro de 2012 as 15:06, por: cdb

Vice-presidente diz que Chávez passa bem após nova cirurgia

Por: Redação da Rede Brasil Atual

Publicado em 28/02/2012, 17:22

Última atualização às 17:22

Tweet

São Paulo – O vice-presidente da Venezuela, Elías Jaua, informou que transcorreu bem a cirurgia realizada hoje (28) em Cuba para a retirada de um novo tumor do presidente Hugo Chávez. A lesão na região pélvica foi extraída totalmente, informou, acrescentando que o presidente está “em boa condição física na companhia de seus familiares”. 

Segundo o boletim médico apresentado por Jaua, não houve complicações em outros órgãos e o pós-operatório não apresentou problemas. Chávez deve passar pela fase de recuperação em Havana, embora se mantenha em contato frequente com seus assessores. 

“Em nome do povo venezuelano, o mandatário agradece a Fidel e a Raúl Castro, e à equipe de especialistas de saúde que mantêm o tratamento para o pleno restabelecimento”, disse o vice-presidente. 

Na última semana, Chávez anunciou que foi detectada uma nova lesão na mesma região onde fora operado de um câncer, em junho de 2011. A informação foi divulgada após dias de rumores sobre a piora do estado de saúde do presidente – os boatos tiveram sequência mesmo após o problema ser tornado público. 

Para ele, o tratamento em Cuba é mais seguro que na Venezuela devido à qualidade do sistema público de saúde da ilha e ao fato de ser a mesma equipe que acompanha o caso desde o início. Chávez lamentou que se promova alarme em torno da doença porque a lesão é “muito pequena e foi detectada prematuramente”.