“Verdurão” é sinônimo de charme e educação alimentar

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 24 de março de 2012 as 09:58, por: cdb

AgriculturaSábado 24 de Março de 2012

“Verdurão” é sinônimo de charme e educação alimentar

Foto:Denílson Secreta  

O prefeito Nelson Trad Filho, o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e do Agronegócio (Sedesc), Edil Afonso Albuquerque e o Deputado Federal, Edson Giroto visitaram na manhã deste sábado (24) o “Verdurão”, ônibus com produtos orgânicos que ficou estacionado na avenida Afonso Pena, esquina com a rua 14 de Julho. Com o objetivo de proporcionar o encontro da comunidade com o projeto, a população pôde ficar a vontade para conhecer o veículo e os produtos e ainda, levar para casa produtos estes, saudáveis e com preços acessíveis.

“Verdurão” – O veículo foi adaptado para receber a produção com gôndolas, vaporizador e outros itens de segurança que proporcionam a conservação dos produtos oferecidos. A capacidade de armazenamento do “Verdurão” é de 300 kg de legumes, verduras e frutas que são vendidos pelos agricultores do projeto “Agricultura Familiar”, apoiado pelo Departamento de Agronegócio da Sedesc. O projeto tem como ponto de partida a mudança de hábitos de alimentação e uma forma de “drenar” a produção de orgânicos. Verduras, legumes e frutas oferecidos a população são vendidos no valor único de R$ 2,00.

Alimentação balanceada aliado a baixo custo são alguns dos pontos persistentes desde a criação do Verdurão. “O verdurão veio com o propósito que é conscientizar a população para a reeducação alimentar e com isso a prática do consumo de alimentos vindo direto da terra sem a utilização de agrotóxicos por agricultores familiares. O ônibus além de ajudar os produtores, que com esse projeto acabam tirando uma renda a mais com a venda de suas verduras e frutas, acaba por ajudar e ensinar também a população a gostar do que é bom e com isso obter um corpo mais saudável. A Sedesc está de parabéns, pois o objetivo final foi alcançado que é atingir os dois lados: o produtor e o consumidor” afirma o prefeito.

Para a aposentada, Dona Catarina Leite de 61 anos o verdurão por onde passa arranca cada vez mais suspiros e pontos positivos com a população. “O ônibus do Verdurão é lindo, fofo e super higiênico. Acho ele um charme. Fiquei muito feliz quando soube do projeto e mais ainda de saber que posso ter em casa alimentos de boa qualidade e pegando pouco por eles. Sempre vou aos sábados na feira dos orgânicos fazer minha comprinha, mais hoje como tive que vir na cidade juntei o útil com o agradável e estou levando minhas frutas e verduras” ressalta a aposentada que lembra que além do ônibus a outra opção de compra desses produtos é a feira de orgânicos que funciona aos sábados a partir das 6 horas no estacionamento da Prefeitura de Campo Grande, na Avenida Afonso Pena, 3.297.

Fonte/Autor: Alessandra Frazão MTE 950/MS