Venezuela anuncia que comprará aviões brasileiros

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado sábado, 12 de fevereiro de 2005 as 18:52, por: cdb

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou neste sábado que comprará aviões de caça da empresa brasileira Embraer, mas não informou o número, nem as características das aeronaves.

– Vão fabricar aviões de caça para nós no Brasil. – disse o governante venezuelano, em conversa com jornalistas, ao se referir à visita que fará domingo e segunda-feira a Caracas seu colega Luiz Inácio Lula da Silva.

Chávez elogiou a disponibilidade do Brasil de transferir tecnologia para a Venezuela com o objetivo de impulsionar seu desenvolvimento no campo militar e em outras áreas.

– Disse à Embraer e a Lula que queremos tecnologia, porque precisar obter independência tecnológica em todos os campos. – explicou Chávez.

Em um comunicado divulgado na sexta-feira, o Itamaraty garantiu que Lula proporá a Chávez a compra de aviões “Tucano” de fabricação brasileira para a Força Aérea de seu país.

A nota anunciou ainda que “também existem promissoras possibilidades de cooperação na área de defesa, no que se refere à vigilância da Amazônia”.

Chávez comentou que assinará com seu colega brasileiro uma “aliança estratégica” em matéria de energia, agroindústria, ciência, tecnologia e militar.

– Está tudo incluído, porque se trata de uma verdadeira aliança e de um passo firme para a integração da América Latina. – acrescentou o presidente venezuelano.