Venda de carros novos pode ficar abaixo de 100 mil em janeiro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 1 de fevereiro de 2005 as 19:39, por: cdb

Após o forte desempenho no final de 2004, a venda de carros e veículos comerciais leves em janeiro pode fechar abaixo do patamar de 100 mil unidades.

Os dados oficiais saem na sexta-feira, mas números preliminares obtidos pela Reuters indicam que 99.780 veículos dessa categoria foram emplacados no mês passado, incluindo a segunda-feira, último dia de janeiro.

A última vez que as montadoras venderam menos de 100 mil carros e comerciais leves foi em fevereiro do ano passado, mês com menos dias úteis. Antes disso, somente em agosto de 2003 esse patamar não chegou a ser atingido.

Em janeiro do ano passado, foram licenciadas 101 mil unidades, conforme dados oficiais divulgados pela Anfavea, a entidade que representa das montadoras instaladas no país.

No primeiro mês do ano, as vendas tradicionalmente apresentam declínio. Além do desaquecimento do consumo, janeiro se ressente pela antecipação do registro de alguns licenciamentos no final de dezembro, quando as montadoras correm para obter a melhor posição possível no ranking anual do setor.