Veículos movidos a gás veicular terão de usar selo do Inmetro

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 1 de outubro de 2003 as 10:13, por: cdb

A partir desta quarta-feira, todos os veículos movidos a gás natural veicular (GNV) terão de apresentar o selo GNV do Inmetro. A obrigação tem como objetivo regularizar e controlar a frota.

Para ganhar o selo, os motoristas devem procurar as empresas autorizadas pelo Inmetro. O selo custa R$ 80. A vistoria do veículo não leva mais do que 50 minutos e o selo vale por 12 meses. É preciso renová-lo todos os anos. Na inspeção, os técnicos vão avaliar as condições do sistema, incluindo o cilindro de gás e a válvula de segurança. Quem não fizer a inspeção poderá sofrer fiscalização do Inmetro.

Hoje, o Brasil conta com cerca de 700 mil veículos movidos a gás natural. O custo barato e a economia de até 70% em relação aos outros combustíveis estão atraindo cada vez mais brasileiros. Estima-se que até 2005, aproximadamente 1 milhão de veículos estejam usando o gás natural, o que vai corresponder a segunda maior frota do mundo. Os proprietários dos veículos podem encontrar o nome das empresas credenciadas na página do Inmetro (www.inmetro.gov.br).