Vamos ler jornais?

Arquivado em:
Publicado Quinta, 05 de Janeiro de 2006 às 13:32, por: CdB

Época de férias escolares, época de o professor repensar seu método de ensino. O que pode melhorar? Além das possibilidades da TV, dos filmes, das histórias em quadrinhos e das artes em geral, uma ótima opção é trabalhar em sala de aula com jornais e revistas. É um recurso que está ao alcance de educadores e estudantes, mas ainda pouco explorado. Hoje, com o avanço dos meios de informação eletrônicos e da Internet sobre a imprensa escrita, é fundamental a sua utilização. Induz mais ao raciocínio e facilita a aprendizado da arte de escrever.

Os professores devem estar atentos para o fato de que o jornal de ontem pode ser muito bem aproveitado no dia seguinte ou mesmo muito tempo depois. O que é considerado velho pela maioria das pessoas é um valioso manancial de textos, imagens, anúncios, quadrinhos, charges, gráficos e tabelas para pesquisa nas mais diversas áreas.

O primeiro, e mais importante, passo para a realização de qualquer atividade relacionada a esses recursos é o próprio professor ler jornais e revistas regularmente e, na medida do possível, sempre que encontrar notícias relacionadas a sua área de atuação, guardar o artigo, criar um arquivo, reservar o material para uso futuro. Uma outra prática imprescindível para que um projeto dessa natureza funcione é a coleta freqüente de mais revistas e jornais pela escola, trabalho esse que pode ser coordenado pelos próprios professores e alunos.

A comunidade acadêmica também deve incentivar as doações à escola, inclusive com campanhas no bairro ou região. Praticamente todos as editorias de jornais e revistas podem ser aproveitadas. Fotos, desenhos, designs gráficos, notícias, tabelas e até mesmo as publicidades encontradas podem render aulas e mais aulas. E o mais importante, a uso desse material captura a atenção dos alunos de forma impressionante, desde que o planejamento e a condução sejam bem executados.

Os ensinamentos do professor nas várias disciplinas podem ser detalhados e complementados com artigos, imagens ou qualquer outro recurso disponível em jornais e revistas. Há publicações diversas, tratando de temas como ciência, história, cultura, arquitetura, geografia, economia, relações humanas... Entre os jornais, há os suplementos de cultura, os cadernos dedicados a trabalhos com crianças, os quadrinhos, os artigos de economia, política, esportes, as palavras cruzadas, os comentários sobre livros e filmes, notícias sobre ciência e educação...

Criar novas formas de aprendizado, estimular a leitura e promover o debate entre os estudantes é também tarefa do professor. Trata-se de uma experiência inesquecível para a maioria dos alunos, pois lhes permite repensar conteúdos, articular argumentos, compor textos explicativos e, posteriormente, até mesmo editar o material trabalhado em sala de aula no laboratório de informática da escola. Teremos assim indivíduos capacitados para enfrentar as grandes questões que surgem no mundo globalizado e um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

João Luís Almeida Machado é mestre em Educação, Arte e História da Cultura e editor do Portal Planeta Educação, da Futurekids do Brasil

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo