Urbs inicia cadastro dia 30, nas Regionais

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 24 de janeiro de 2012 as 16:05, por: cdb

A Urbs iniciará na segunda-feira (30) o atendimento descentralizado a estudantes interessados em obter o passe escolar, que dá desconto de 50% na tarifa do transporte coletivo.

Até o dia 31 de março os estudantes poderão fazer o cadastramento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade e na sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária. O atendimento será feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

O atendimento pode ser agendado pela internet, com preenchimento do cadastro, agilizando o atendimento. Para isso basta acesso o site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br) procurando por Passe Escolar, onde estão disponíveis também as informações sobre quem tem direito, documentação necessária e como solicitar o benefício.

O passe escolar é fornecido a alunos matriculados em unidades de ensino regular fundamental, médio e superior residentes em Curitiba, que morem a mais de 1.200 metros da escola.

A renda da família deve ser de até três salários mínimos no caso de um filho; até quatro salários mínimos para dois filhos; e até cinco salários mínimos para três filhos ou mais.

Após a aprovação do cadastro, a Urbs fornece o Cartão Transporte Estudante, no qual será feita a carga dos créditos adquiridos. O limite máximo de passes escolares é de 400 por ano, com utilização de dois passes por dia, exclusivamente no transporte coletivo urbano.

Podem ser adquiridos 50 créditos por mês ou 100 créditos por dois meses, contados da data da última aquisição.
O cadastro é feito com preenchimento de formulário fornecido pela Urbs que pode ser assinado pelo aluno que tiver 18 anos ou mais e, no caso de menor de idade, por pais ou responsáveis.

Documentação exigida

Para o cadastramento, deve ser apresentada declaração de matrícula original da escola onde o aluno estuda, contendo o grau e a série de ensino. Caso o aluno seja beneficiário de bolsa de estudo, ProUni ou FIES, também será necessário apresentar declaração original.

São exigidos também CPF e documento de identificação do estudante e do responsável legal (pais, tutor), podendo ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou outro documento equiparável. É preciso apresentar os documentos originais e entregar uma cópia dos mesmos.

Também é necessário levar comprovante residencial em nome do aluno ou do responsável legal (conta de luz, telefone fixo, talão de IPTU, talão de água) e comprovantes de rendimento familiar atualizado.

O rendimento pode ser comprovado com carteira de trabalho, contracheque ou declaração do empregador com firma reconhecida em que conste a remuneração.

No caso de autônomos, uma declaração assinada pelo aluno ou responsável, com duas testemunhas com firma reconhecida em cartório. A declaração deve conter a remuneração total.

Deve ser apresentada carteira de trabalho comprovando que não há registro de trabalho. No caso de pensão, é preciso apresentar também documento atualizado de comprovação de renda emitida pelo instituto previdenciário.

Se necessário, a Urbs poderá solicitar para análise da renda familiar, a declaração de imposto de renda dos pais ou responsável legal do aluno beneficiado, ou dele próprio quando for o caso.

Números

De janeiro a dezembro de 2011, a Urbs renovou 12.281 cadastros e aprovou 7.416 cadastros novos,  totalizando 19.696 estudantes beneficiados.

Por faixa salarial, foram expedidos passes escolares para 17.405 alunos de famílias com até um salário mínimo; 1.946 alunos de famílias com renda até quatro salários mínimos e 346 com renda até cinco salários mínimos.
Serviço

Passe Escolar

Atendimento descentralizado –  de 31 de janeiro a 31 de março atendimento nos núcleos da Urbs nas Regionais Cajuru, Piinheirinho, Boa Vista, Fazendinha, Carmo, Bairro Novo e Santa Felicidade, além da sede central da Urbs, na ala Estadual da Rodoviária.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Agendamento, preenchimento do cadastro e informações pela internet: www.urbs.curitiba.pr.gov.br ,clicando em Passe Escolar.