Urbanistas espanhóis firmam parceria com Curitiba

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012 as 09:20, por: cdb

Uma comitiva da cidade de Barcelona, na Espanha, está em Curitiba para firmar parcerias técnicas nas áreas de revitalização, mobilidade e turismo. Na manhã desta quarta-feira (28) a delegação do Instituto Cerdà esteve na Agência Curitiba de Desenvolvimento para conhecer projetos como o Tecnoparque e outras ações de fomento realizadas na cidade.

Para o presidente da Agência Curitiba, Gilberto José de Camargo, a agência e o instituto possuem uma mesma filosofia, a de “respeitar o poder público, o privado e o acadêmico”.

Durante a reunião, que contou também com a participação de representantes do Sebrae – entidade que já possui uma trajetória de parcerias com o Instituto – a comitiva espanhola teve a oportunidade de conhecer o trabalho e os principais programas desenvolvidos pela Agência Curitiba, como o Tecnoparque, que envolve quatro pólos, localizados nas regiões sul e leste, e cerca de cem empresas instaladas.

 “O conceito do programa Tecnoparque é fantástico”, disse o diretor de comunicação e relações institucionais do Instituto Cerdá, Josep Oliveras. O Instituto Cerdá possui larga experiência na realização de projetos nas áreas de infraestrutura, inovação, turismo e revitalização urbana. A comitiva é composta ainda pelos técnicos Juan Ortiz Taboada e Angel Dias González.

Participaram ainda da reunião, a diretora de relações internacionais e o diretor administrativo e financeiro da Agência Curitiba, Samira Khelili e Manoel Barcelos, respectivamente; o diretor de operações do Sebrae, Júlio Cezar Agostini, a consultora Walderez Bello, Aldo César Carvalho e José Ricardo Campos.

Turismo – Os dirigentes e técnicos do Instituto Cerdà, de Barcelona, estiveram nesta terça-feira (28) no Instituto Municipal de Turismo. Recepcionados pela presidente Juliana Vosnika, trataram sobre a realização de parcerias no setor.

Acordo de Cooperação – Ainda nesta quarta-feira (28) o prefeito Luciano Ducci assina o termo de cooperação técnica entre o município, a Fecomércio (Federação do Comércio do Estado do Paraná) e o Instituto Cerdà.

O acordo de cooperação técnica visa promover o desenvolvimento econômico e sustentável das micro e pequenas empresas do município de Curitiba, por meio de ações e tecnologias que possam contribuir para a criação de um ambiente favorável ao surgimento de nosos negócios e para o fortalecimento e marior longevidade das empresas existentes.

Instituto Cerdá – O Instituto Cerdá, com sede em Barcelona, possui mais de 25 anos de experiência na realização de projetos nas áreas de infraestrutura, revitalização de núcleos urbanos, turismo e inovação.