Universidades discutem desvio de recursos das fundações de apoio

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado terça-feira, 14 de agosto de 2001 as 18:52, por: cdb

Termina hoje o I Encontro das Procuradorias das Instituições Federais de Ensiono Superior da Região Sudeste, promovido pela Universidade do Rio de Janeiro (UniRio),para discutir entre outros temas a aplicação dos recursos captados por fundações de apoio às universidades públicas. O encontro acontece no auditório Vera Janacopolus, à Avenida Pasteur, nº 296, no bairro da Urca, na cidade do Rio de Janeiro.

Um dos temas mais polêmicos a serem discutidos é o das fundações de apoio, que vêm causando sérios problemas a várias instituições brasileiras, porque ao invés de auxiliar nos projetos de ensino, pesquisa e extensão, algumas dessas entidades militam em causa prória e arrecadam grandes somas em dinheiro que são aplicadas em transações escusas.

Entre os palestrantes destaca-se o Professor Titular da COPPE, Pinguelli Rosa e o Procurador Federal Rodrigo Lychowski, ambos da UFRJ. O Encontro, organizado pela Dra. Letice de Sá e Benevides, Procuradora Geral da UNIRIO, reunirá mais de 100 causídicos e contará com representantes de universidades cariocas, paulistas, fluminenses e capixabas.