Universidade Aberta é tema de encontro no Ministério da Educação

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quarta-feira, 21 de março de 2007 as 10:27, por: cdb

Representantes das 50 instituições federais de ensino superior (Ifes) reúnem-se nesta quarta-feira e quinta-feira no Ministério da Educação (MEC) para debater a implantação da Universidade Aberta do Brasil.

De acordo com a assessoria do ministério, eles pretendem definir a oferta dos cursos em 2007, o processo de avaliação, o processo seletivo para ingresso nos cursos, seleção e capacitação dos tutores presenciais e de docentes. 

Participam do encontro os ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, além do secretário-executivo do MEC, José Henrique Paim Fernandes, do secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, e do presidente da Capes, Jorge Guimarães.

A Universidade Aberta do Brasil começou a ser implantada em 2005, quando foram criados 290 pólos de apoio presencial. Este ano, a estrutura física desses pólos será reforçada com computadores e antenas do programa Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac). A Secretaria de Educação a Distância distribuirá ainda 7,5 mil computadores para os pólos que iniciarem o programa.

Até 30 de março, a Universidade Aberta recebe projetos de municípios interessados em fazer parte do sistema. Segundo MEC, terão prioridade os municípios que ainda não têm pólos de apoio presencial da UAB e aqueles que atenderão estudantes de cursos de licenciatura.