Unidade do Jóquei começa receber equipamentos, mobiliários e insumos do Santa Paula e Marajó (28/02/2012)

Arquivado em:
Publicado Terça, 28 de Fevereiro de 2012 às 02:00, por: CdB
Unidade do Jóquei começa receber equipamentos, mobiliários e insumos do Santa Paula e Marajó (28/02/2012)

Por conta da transferência das duas USFs, os usuários serão atendidos no PA da zona Sul

Os usuários das USFs (Unidades de Saúde da Família) Santa Paula e Marajó terão atendimento diferençado nesta terça (28) e quarta-feira (29), por conta da mudança de mobiliários, equipamentos e insumos para a sede da Clínica Família Saudável, que funcionará na sede da unidade Jóquei Clube e passa a abrigar as três equipes a partir de quinta-feira (1º) com atendimento para cerca de 9.000 usuários dos três territórios.

A Clinica Família Saudável fica na rua Japão, 380. O prédio passou por benfeitorias e adequações para receber as equipes das três unidades e os usuários com melhor acolhimento, mais conforto e segurança. Além disso, as equipes passaram por capacitação para oferecer melhor atendimento dentro da nova proposta de Atenção Básica que está sendo instalada naquela região da cidade.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Júlio Cezar Zorzetto, os usuários que tinham consultas agendadas nas duas unidades que terão os prédios desativados já tiveram o reagendamento das mesmas no novo endereço.

No caso de os pacientes do Santa Paula e Marajó necessitarem de atendimento médico durante estes dois dias de mudança, eles serão encaminhados com referenciamento pela equipe da unidade para o PA (Pronto-Atendimento) da zona Sul, inclusive com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Os usuários que precisarem retirar medicamentos nestas unidades serão orientados a buscarem nas USFs Três Lagos ou Vila Hípica.

“A equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde está fazendo de tudo para que os usuários tenham uma transição tranquila das suas Unidades para o novo prédio, por isso estamos mantendo equipes para orientá-los e fazê-los com que tenham atendimento em outras unidades nestes dois dias, evitando o desconforto”, afirma Zorzetto.

CLÍNICA
A Clínica Família Saudável marca uma nova fase da Atenção Básica em Marília. É um conceito diferente do que existe hoje, que já vem sendo realizado com sucesso em outros municípios brasileiros, e se alicerça na execução das diretrizes e princípios estabelecidos na Política Nacional de Atenção Básica do Ministério da Saúde (Portaria do Gabinete do Ministro da Saúde nº 2.488 de 21 de outubro de 2011).

A Clínica Família Saudável contará com diversos profissionais de saúde, incluindo médicos, dentistas e enfermeiros, além de agentes comunitários de saúde, auxiliares de enfermagem, agente de controle de endemias, dentre outros.

Além disso, a nova modalidade receberá apoio diferenciado do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) com os seguintes profissionais: terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social, nutricionista e médico fitoterapeuta, para ampliar a qualidade e resolutividade da Atenção Básica.

Os usuários das três unidades que serão acolhidos na Clínica, instalada no prédio da USF Jóquei Clube, manterão seus vínculos com os profissionais das equipes atuais, as quais serão a sua referência nesta nova organização assistencial.

Dentro da nova dinâmica, as equipes de saúde trabalharão em sistema de rodízio, sendo que uma ficará voltada para o acolhimento e atendimento dos usuários em demanda espontânea, durante todo o período de funcionamento da Clínica, enquanto as outras estarão focadas nos atendimentos programáticos, oportunizando desta forma acesso adequado com equilíbrio entre atendimentos programados e não programados. Além disso, os usuários dos bairros Santa Paula e Marajó – principalmente os portadores de necessidades especiais e gestantes – terão transporte gratuito até a unidade do Jóquei Clube.

Foto: Mauro Abreu

Tags:
Edição digital

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo