Unidade de Saúde do Conveima realizou I Feira de Combate ao Lixo

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 26 de janeiro de 2012 as 15:05, por: cdb

Moradores e equipes da Unidade de Saúde da Família do Conveima realizaram no último domingo, 22, a primeira feira de saúde do ano com o tema “Combate ao lixo nas ruas do Conveima”. O objetivo do encontro foi conscientizar a população sobre o problema do lixo descartado em local inapropriado.

O tema foi sugerido durante a última reunião do Conselho Local de Saúde, em que o lixo foi apontado como um dos maiores problemas do bairro e da área em torno da unidade, que recebeu um mutirão de limpeza da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para a retirada de entulho, lixo e mato. Para a enfermeira Girlânia Xavier, a feira será apenas o início de um trabalho educativo e explica: “A gente sabe que o acúmulo de lixo é responsável por agravar e proliferar algumas doenças como dengue e febre tifoide”.

Durante toda manhã, os usuários que passaram pela unidade tiveram a oportunidade de assistir à palestra com o médico Getúlio e o farmacêutico Marcos Dourado. No evento, a população obteve esclarecimentos sobre os cuidados com o lixo e as doenças relacionadas a ele. Segundo Getúlio, a evolução tecnológica contribuiu com o aumento do consumo de material plástico e acúmulo de lixo. “Antes não existia frauda descartável, sacola plástica, então precisamos nos educar para utilização desses produtos que já fazem parte do nosso dia a dia”.

A moradora do Loteamento Antônio Brito, Rosana Carvalho Silva, falou sobre o conhecimento adquirido no evento: “Aprendi aqui que nós devemos colocar em prática a reciclagem, porque temos que cuidar da natureza”.

Além das palestras, os participantes aferiram  a pressão arterial, glicemia, tiveram aula de alongamento com o educador físico do Núcleo de Saúde da Família/NASF, orientações sobre a reciclagem, com a Cooperativa Recicla Conquista, e a dengue, com o Centro de Controle de Endemias. Houve ainda a colocação de placas sinalizadoras nas proximidades da unidade e o sorteio de brindes das empresas colaboradoras do evento.

Justino Pereira de Castro, morador do Conveima, falou da dificuldade com a limpeza da via pública. “Nós sempre procuramos manter nossa casa e rua limpas, mas os vizinhos estão sempre colocando lixo no lugar que não deve, então precisamos que todos colaborem com a limpeza”.

Já Antônia Lino Campo, moradora do Loteamento Antônio Brito, destacou os cuidados que também se deve ter com os cachorros: “Vou passar pros meus vizinhos que não devemos deixá-los na rua”.

Unidade de Saúde da Família do Conveima atende a uma população de cerca de 14.450 pessoas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com duas equipes formadas, cada uma por um médico, um enfermeiro, um cirurgião dentista, auxiliar de saúde bucal e de enfermagem, auxiliares administrativos e agentes comunitários de saúde.