Unidade da Guarda Nacional desobedece ordem do Pentágono

Arquivado em: Arquivo-CdB
Publicado quinta-feira, 13 de janeiro de 2005 as 07:47, por: cdb

Uma unidade da Guarda Nacional desacatou uma ordem do Pentágono que pretendia evitar que as equipes de televisão filmassem seis caixões envolvidos em bandeiras dos Estados Unidos que chegavam a Louisiana, depois da morte de soldados no Iraque na semana passada.

O Pentágono impede que os meios de comunicação dos Estados Unidos filmem os caixões dos oficiais americanos que chegam à base da Força Aérea de Dover em Delaware.

Porém, a Guarda Nacional de Lousiana permitiu que uma equipe da CBS registrasse imagens dos caixões de seis soldados na Estação Aérea Naval de Belle Chasse, perto de Nova Orleans.

Apesar da ordem do Pentágono, o tenente-coronel Pete Schneider, porta-voz da Guarda Nacional de Lousiana disse à CBS: “Pensamos em fazer o que as famílias nos pedissem para fazer”.

As imagens da CBS mostram uma guarda de honra que carrega os caixões dos soldados envolvidos nas bandeiras americanas fora do avião que os transportou, observada pelos familiares, para seis carros funerários.

Os seis soldados pertenciam à Guardia Nacional de Lousiana. Todos morreram na quinta-feira da semana passada, quando seus veículos blindados foram atingidos por bombas.